PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rede de supermercados Supernosso testa escala de trabalho 5×2

Siga no

Segundo a empresa, a mudança pode reduzir o desgaste físico e emocional associado ao deslocamento e à rotina de trabalho em seis dias consecutivos (Supernosso/Divulgação)

Compartilhar matéria

O grupo mineiro de supermercados Supernosso informou que vai iniciar, em março, um projeto piloto para adotar a escala de trabalho 5×2 em três de suas unidades. O novo modelo será aplicado aos colaboradores das áreas operacionais e prevê cinco dias de trabalho para dois de descanso, consecutivos ou não, mantendo a carga horária semanal de 44 horas prevista na legislação trabalhista.

Nas lojas que participarão do piloto, a jornada diária passará a ser de 8h48, em substituição ao formato 6×1, no qual os funcionários trabalham seis dias por semana com carga diária de 7h20. Segundo a empresa, a mudança pode reduzir o desgaste físico e emocional associado ao deslocamento e à rotina de trabalho em seis dias consecutivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações planejadas pelo grupo para 2026. A empresa afirma que a experiência será acompanhada ao longo dos próximos meses e, caso os resultados sejam considerados positivos, a proposta poderá ser estendida a outras unidades ainda neste ano.

Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio

Enquanto empresas testam novos modelos de jornada, a Câmara dos Deputados deve votar o fim da escala 6×1 na semana do Dia do Trabalhador, em maio. A informação foi confirmada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) em entrevista à Rede 98, nessa quinta-feira (19/2).

De acordo com o parlamentar, a tramitação começa após o Carnaval, com a análise de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, deverá ser criada uma comissão especial para discutir o mérito da proposta. “Nosso planejamento é agora, após o Carnaval, nomear o relator na CCJ”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lopes também disse que a Casa pretende votar, na mesma semana, a redução da jornada de trabalho, em articulação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Segundo o deputado, o texto será construído com diálogo junto aos setores produtivos e deverá passar por audiências públicas antes da apresentação do relatório final. Ele avalia que há ambiente político favorável à proposta e defende a construção de um consenso amplo para a votação.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Veja como fica o trânsito no último fim de semana de Carnaval em BH

Hospital do Ipsemg abre 24 leitos e projeta 460 vagas até junho

Cleitinho critica possível filiação do goleiro Bruno a partido político

Inflação desacelera em BH, mas ônibus e alimentação fora de casa pressionam o bolso

Novos radares começam a operar em 23 pontos de BH, incluindo o Anel Rodoviário

Obras no metrô de BH alteram intervalos e embarque a partir deste domingo

Últimas notícias

Corpos dos cinco Mamonas Assassinas serão exumados quase 30 anos após acidente

Atlético x América: Galo deve repetir time que goleou o Itabirito; veja provável escalação

Zema, do gestor ao presidente imaginável

Mega-Sena acumulada sorteia prêmio estimado em R$ 105 milhões

VÍDEO: Cachorro cego e surdo é resgatado por bombeiros após ficar ilhado em cachoeira no RJ

Breaking Bad ou Game of Thrones? Fãs brigam por episódio com melhor avaliação em site

Acertado com o Atlético, Eduardo Dominguez se despede do Estudiantes e vai às lágrimas

Bolsa bate recorde e dólar cai para R$ 5,17 com fim de tarifaço

Phil Spencer deixa cargo de CEO da Xbox e presidente do setor de IA assume liderança