O grupo mineiro de supermercados Supernosso informou que vai iniciar, em março, um projeto piloto para adotar a escala de trabalho 5×2 em três de suas unidades. O novo modelo será aplicado aos colaboradores das áreas operacionais e prevê cinco dias de trabalho para dois de descanso, consecutivos ou não, mantendo a carga horária semanal de 44 horas prevista na legislação trabalhista.
Nas lojas que participarão do piloto, a jornada diária passará a ser de 8h48, em substituição ao formato 6×1, no qual os funcionários trabalham seis dias por semana com carga diária de 7h20. Segundo a empresa, a mudança pode reduzir o desgaste físico e emocional associado ao deslocamento e à rotina de trabalho em seis dias consecutivos.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações planejadas pelo grupo para 2026. A empresa afirma que a experiência será acompanhada ao longo dos próximos meses e, caso os resultados sejam considerados positivos, a proposta poderá ser estendida a outras unidades ainda neste ano.
Câmara deve votar fim da escala 6×1 em maio
Enquanto empresas testam novos modelos de jornada, a Câmara dos Deputados deve votar o fim da escala 6×1 na semana do Dia do Trabalhador, em maio. A informação foi confirmada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) em entrevista à Rede 98, nessa quinta-feira (19/2).
De acordo com o parlamentar, a tramitação começa após o Carnaval, com a análise de admissibilidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida, deverá ser criada uma comissão especial para discutir o mérito da proposta. “Nosso planejamento é agora, após o Carnaval, nomear o relator na CCJ”, afirmou.
Lopes também disse que a Casa pretende votar, na mesma semana, a redução da jornada de trabalho, em articulação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Segundo o deputado, o texto será construído com diálogo junto aos setores produtivos e deverá passar por audiências públicas antes da apresentação do relatório final. Ele avalia que há ambiente político favorável à proposta e defende a construção de um consenso amplo para a votação.
