O Cruzeiro enfrenta o Ceará, neste domingo (27/7), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa precisa vencer para manter o Flamengo à distância. O Rubro-Negro, atual vice-líder, chegou a estar cinco pontos atrás do time celeste, mas conseguiu reduzir a diferença para apenas um ponto com os resultados da última rodada.
O Cruzeiro, invicto há 11 partidas no Brasileirão, tem um fator histórico a seu favor para o duelo contra o Vozão: a equipe cearense venceu a Raposa fora de casa apenas uma vez na história. Essa vitória, inclusive, foi o último triunfo do Ceará sobre o Cruzeiro. O Alvinegro não vence o confronto há sete anos.
Onde assistir?
A transmissão será feita pela Rede 98, a partir das 15h, na frequência 98.3 do rádio e em todas as plataformas digitais da emissora. Os canais TV Globo (apenas para MG) e Premiere (pay-per-view) também exibem a partida.
Como chega o Cruzeiro?
Atualmente na liderança da tabela, o Cruzeiro viu o vice-líder Flamengo se aproximar na última rodada. A vantagem, que já foi de cinco pontos, agora é de apenas um. Em caso de derrota ou empate no Mineirão e vitória do Rubro-Negro contra o Atlético, a Raposa pode perder a liderança do campeonato.
A boa notícia é que o Cruzeiro entrará em campo com força máxima. Leonardo Jardim não terá desfalques para a partida e pode, inclusive, deve repetir a escalação que atuou no empate em 0 a 0 contra o Corinthians, na última quarta-feira (23/7). Fagner, que não pôde jogar contra o Timão por impedimentos contratuais, retorna e estará à disposição do treinador português.
Provável escalação: Cássio, William, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki, Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Matheus Pereira, Wanderson e Kaio Jorge.
Como chega o Ceará?
O Vozão vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro. A equipe cearense vem de uma sequência de quatro derrotas consecutivas na competição e não vence uma partida há quase um mês — a última vitória foi por 2 a 1 sobre o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
O lateral-esquerdo Matheus Bahia, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, não estará à disposição do treinador Léo Condé. Em compensação, o comandante contará com o retorno do meio-campista Lucas Mugni.
Provável escalação: Bruno Ferreira, Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado, Nicolas, Fernando Sobral (Lucas Lima), Dieguinho, Lucas Mugni, Galeano, Pedro Henrique e Pedro Raul.
Equipe de arbitragem
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
*Estagiário sob supervisão do coordenador Roberth Costa