O Brasileirão já fez sua primeira vítima: Mano Menezes não é mais treinador do Fluminense. O ex-comandante não resistiu à derrota para o Fortaleza, fora de casa, na estreia da competição nacional. Mano entra para uma seleta lista de treinadores que perderam o emprego após a primeira partida do Brasileirão na era dos pontos corridos.
Mano Menezes, agora ex-Fluminense, junta-se a uma lista que inclui António Oliveira, demitido do Coritiba em 2023; Alberto Valentim, demitido do Cuiabá em 2021 e que, no ano seguinte, acabou saindo do Athletico-PR; Marquinhos Santos, demitido do América em 2022; e, por fim, Péricles Chamusca, do Goiás, em 2005.
Destaque para Alberto Valentim, que foi demitido em duas oportunidades logo após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, e para Marquinhos Santos, dispensado pelo América logo após a estreia do Coelho no Brasileirão de 2022.
Ressalvas
Nesta lista, não entram profissionais que pediram demissão, como é o caso de Ivo Wortmann, com o Juventude, em 2017. Treinadores demitidos entre a primeira e a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas que acabaram perdendo seus respectivos empregos após jogos por outras competições, não são considerados neste “top 5”. É o caso de Rogério Ceni, no São Paulo, em 2023, demitido após a vitória sobre o Puerto Cabello, da Venezuela, pela Sul-Americana, mas que “caiu” antes da segunda rodada do Brasileirão. Também se enquadra Fernando Lázaro, que perdeu o cargo de treinador do Corinthians entre a primeira e a segunda rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, embora sua demissão só tenha ocorrido após a derrota para o Argentinos Juniors, pela Libertadores.
A demissão de Mano Menezes
O treinador, que chegou ao Fluminense em julho do ano passado, não resistiu à derrota para o Fortaleza, neste sábado (29/01), por 2 x 0. Com um retrospecto de 46 jogos, foram 21 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Em meio a um vice-campeonato carioca para o Flamengo e cobranças de parte do elenco tricolor por um futebol mais ofensivo, Mano não resistiu e tornou-se o primeiro treinador a ser demitido nesta edição do Campeonato Brasileiro.