Moradores da Região Centro-Sul de BH ainda enfrentam transtornos devido a ventania que atingiu a cidade na noite desse domingo (19/10). Árvores caíram em alguns bairros, como Funcionários e Sion, na região da Savassi. A rede elétrica foi atingida e imóveis ficaram sem energia elétrica.
Na Rua Levindo Lopes, entre Antônio de Albuquerque e Tomé de Souza, um grande galho de uma árvore caiu puxando a fiação. Ao menos dois veículos que estavam estacionados na via acabaram atingidos. Ninguém ficou ferido.
A professora Ione Botelho, moradora da rua há mais de sete anos, disse que após a queda da árvore houve uma explosão. Em seguida, ela e os vizinhos ficaram sem energia elétrica.
“Já são quase 12 horas sem energia. Eu tô vendo para os bares o prejuízo que vai ser. No meu prédio, assim que acabou a energia as luzes de emergência das escadas se acenderam. Tem muitas pessoas idosas nessa região e não tem ninguém aqui, nem Corpo de Bombeiros e nem Cemig. Parece que eles vieram só na hora”, comentou.
Outras árvores caíram na Avenida do Contorno, próximo a Rua da Bahia, e também na Rua Lavras, além da Avenida Nossa Senhora do Carmo. Semáforos também amanheceram inativos nesta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil ainda não informaram quantas ocorrências foram registradas.
Em nota enviada à Rede 98, a Cemig informou que o “apagão” afetou 407 clientes na região da Praça da Liberdade. “Equipe da Cemig atuou na madrugada com apoio dos bombeiros, mas não foi possível remover a árvore. Os trabalhos prosseguem nesta manhã”, informou a companhia.
A previsão é de que a Cemig e os bombeiros consigam remover a árvore para religar ao longo do dia de hoje.
Velocidade dos ventos em BH
A Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou um balanço com as maiores velocidades do vento registradas em Belo Horizonte na madrugada desta segunda-feira (20/10).
Na região Oeste de Belo Horizonte, os ventos chegaram a 84,6 km/h às 3h. O indicador foi registrado na Estação Cercadinho, que está situada em uma área elevada e cercada por mata, o que favorece a ocorrência e o registro de ventos mais intensos.
Na Pampulha, o vendaval atingiu a velocidade de 42,8 km/h às 0h. No Barreiro, os ventos ficaram em 24,8 km/h às 4h35 e, na região Centro-Sul, eles atingiram a velocidade máxima de 6,1 km/h às 1h55.