Lagoa da Pampulha poderá ter passeios turísticos pelo espelho d´água

Siga no

Conjunto Moderno da Pampulha é um marco da arquitetura modernista brasileira, idealizado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek (Copasa / Divulgação)

Compartilhar matéria

No dia da comemoração dos 82 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, nesta sexta-feira (16), o prefeito Álvaro Damião navegou pelo espelho d’água da Lagoa e anunciou a intenção de tornar o local um ponto de passeios turísticos para moradores e visitantes.

“Hoje é um dia histórico pra gente porque a Pampulha completa 82 anos e é a primeira vez que um prefeito da capital consegue navegar pelo espelho d´água. Nossa Lagoa não tem mais mau cheiro, as águas estão límpidas. Isso é resultado de todo o investimento que foi feito nos últimos anos”, afirmou Damião.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O prefeito de Belo Horizonte falou sobre um projeto de tornar a Lagoa navegável, permitindo que população e turistas possam fazer o mesmo passeio, em embarcações modernas. A estimativa é que até o fim deste ano o assunto possa ser regulamentado, por meio de um projeto de lei. “Vamos mostrar que aqui nós temos uma lagoa limpa e bem cuidada”, argumentou.

Investimentos

O custo anual para a realização da limpeza e manutenção da Lagoa da Pampulha é de cerca de R$ 22,5 milhões. O volume de lixo flutuante recolhido varia de 5 toneladas durante o período de estiagem e até 10 toneladas no período chuvoso. Neste ano, até o mês de abril, foram retiradas aproximadamente 597 toneladas de detritos na lagoa. 

“Temos a certeza que esse investimento vale a pena, que vale a pena a gente cuidar da nossa Lagoa. Vamos fazer o que for necessário para tornar esse lugar um ponto de passeios turísticos.   São planos para impulsionar o turismo ecológico e cultural não só na Lagoa da Pampulha, mas em toda a região e que foram feitos ainda na gestão do prefeito Fuad”, concluiu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Programação cultural

Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial, o Conjunto Moderno da Pampulha é um marco da arquitetura modernista brasileira, idealizado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, então prefeito da cidade, o conjunto é um símbolo da ousadia urbanística e da rica cultura de Belo Horizonte. Para marcar a data, será realizada uma extensa programação nos espaços culturais da Pampulha, incluindo vivências, exposições, debates, oficinas e um baile que busca resgatar o uso original da emblemática Casa do Baile. 

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte do projeto Museus Pampulha, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, e do Projeto Expedições do Patrimônio, desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Cleitinho rebate Lula: ‘Lave a boca para falar de mim e do Nikolas’

Datafolha: Após crise do IOF e escândalo do INSS, reprovação do governo Lula sobe para 40%

Embaixador do Brasil na Itália diz que Zambelli ‘pode ser presa a qualquer momento’

Lula alfineta Nikolas: ‘Não dá para fazer política com a desgraça do celular e contando mentiras’

Virgínia Fonseca e Deolane Bezerra escapam do indiciamento da CPI das Bets

Laysa Peixoto volta às redes sociais e se pronuncia sobre polêmica envolvendo a NASA; veja vídeo

Últimas notícias

Dudu é confirmado entre os titulares e fará estreia pelo Galo contra o Internacional

Cruzeiro e Vitória empatam sem gols debaixo de chuva no Barradão

Jogador do Vitória fratura o tornozelo após entrada dura de meio-campo do Cruzeiro

Jô é preso outra vez por não pagamento de pensão alimentícia

Cidade Junina: concorra a ingressos para curtir Menos é Mais e Pedro Sampaio no Mirante

Pastel frito na hora para sua festa junina com a Pastelaria Marília de Dirceu; faça agora mesmo uma cotação

Coca-Cola oferece 1 mil vagas para capacitar mulheres empreendedoras em MG

Lula em Mariana: Duvido que alguém diga uma obra que Bolsonaro fez em Minas Gerais

Lula diz que assumiu Acordo de Mariana e que era ‘fácil’ deixar responsabilidade para Vale