PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MP pede cancelamento de show da Joelma em cidade mineira por superfaturamento no cachê

Por

Siga no

Divulgação/@joelmaareal

Compartilhar matéria

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou uma Ação Civil Pública para determinar ao município de Santa Bárbara do Tugúrio, no Campo das Vertentes, a suspensão do contrato e do show da cantora Joelma, marcado para 30 de dezembro em evento comemorativo do final do ano e do aniversário da cidade.

O MPMG também exige que o município não efetue nenhum pagamento referente à apresentação e requer à empresa J Music Editora e Produções Artísticas a devolução de qualquer valor eventualmente recebido de forma antecipada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ação, proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Barbacena, comarca à qual pertence o município de Santa Bárbara do Tugúrio, aponta que o valor de R$ 500 mil está muito acima do preço de mercado, “consolidando grave e claro dano ao erário”.  

O município e a empresa já respondem a outra ação judicial pela contratação da mesma artista, em 2022, pelo valor de R$ 265 mil. Na época, em inquérito civil instaurado, apurou-se superfaturamento de cerca de R$ 145 mil na contratação do show, considerando o preço médio da hora de apresentações então realizadas pela cantora. 

A Rede 98 procurou a prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio para obter um posicionamento sobre o caso e aguarda o retorno. Tão logo a administração do município se manifeste, esta matéria será atualizada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeituras que mais gastaram com shows

No último dia 27 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado divulgou o levantamento das prefeituras de Minas Gerais que mais gastaram com apresentações musicais nos últimos cinco anos.

O balanço contém quase 7 mil shows financiados com recursos públicos, que somaram R$ 940 milhões, entre janeiro de 2020 e novembro de 2024. Os dados estão disponíveis na plataforma de controle social, “Shows artísticos municipais”.

No portal, os cidadãos podem conferir o número de shows contratados por cada município, os valores gastos com cada evento e as evoluções dos shows e dos valores empenhados por ano.

Veja a lista dos artistas mais contratados pelas prefeituras de Minas:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Eduardo Costa – R$ 19 milhões (65 municípios)

  • Leonardo – R$ 16 milhões (39 municípios)

  • Fernando e Sorocaba – R$ 16 milhões (65 municípios)

  • César Menotti e Fabiano – R$ 15 milhões (63 municípios)

  • Barões da Pisadinha – R$ 14 milhões (48 municípios)

Entre as cinco cidades que mais empenharam com shows estão:

  • Itabirito (R$ 11 milhões)

  • Ituiutaba (R$ 10 milhões)

  • Barbacena (R$ 9,7 milhões)

  • Nova Lima (R$ 9,7 milhões)

  • Itabira (R$ 7,5 milhões)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Restaurante em BH recebe doações para vítimas dos terremotos na Venezuela

BH tem alerta de baixa temperatura até terça-feira; veja recomendações da Defesa Civil

Restaurante Popular de Venda Nova celebra 18 anos com almoço especial e bolo nesta sexta

Sexta-feira em BH terá chance de chuva isolada; veja a previsão do fim de semana

Mães e pais de pessoas com deficiência passam a ter prioridade no atendimento em BH

Damião publica Lei que cria benefício para morador de rua que queira voltar para a cidade natal

Últimas notícias

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, seu 2º revés na Liga das Nações

Justiça suspende processo de cassação de Lucas Ganem na Câmara de BH

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo

América acerta rescisão com Val Soares e volante deixa o clube

Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do Brasil na Copa; queda na próxima partida pode chegar a 20%

Venezuela tem quase 1 mil mortos por causa de terremotos

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño