PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MP pede cancelamento de show da Joelma em cidade mineira por superfaturamento no cachê

Por

Siga no

Divulgação/@joelmaareal

Compartilhar matéria

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou uma Ação Civil Pública para determinar ao município de Santa Bárbara do Tugúrio, no Campo das Vertentes, a suspensão do contrato e do show da cantora Joelma, marcado para 30 de dezembro em evento comemorativo do final do ano e do aniversário da cidade.

O MPMG também exige que o município não efetue nenhum pagamento referente à apresentação e requer à empresa J Music Editora e Produções Artísticas a devolução de qualquer valor eventualmente recebido de forma antecipada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ação, proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Barbacena, comarca à qual pertence o município de Santa Bárbara do Tugúrio, aponta que o valor de R$ 500 mil está muito acima do preço de mercado, “consolidando grave e claro dano ao erário”.  

O município e a empresa já respondem a outra ação judicial pela contratação da mesma artista, em 2022, pelo valor de R$ 265 mil. Na época, em inquérito civil instaurado, apurou-se superfaturamento de cerca de R$ 145 mil na contratação do show, considerando o preço médio da hora de apresentações então realizadas pela cantora. 

A Rede 98 procurou a prefeitura de Santa Bárbara do Tugúrio para obter um posicionamento sobre o caso e aguarda o retorno. Tão logo a administração do município se manifeste, esta matéria será atualizada.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Prefeituras que mais gastaram com shows

No último dia 27 de novembro, o Tribunal de Contas do Estado divulgou o levantamento das prefeituras de Minas Gerais que mais gastaram com apresentações musicais nos últimos cinco anos.

O balanço contém quase 7 mil shows financiados com recursos públicos, que somaram R$ 940 milhões, entre janeiro de 2020 e novembro de 2024. Os dados estão disponíveis na plataforma de controle social, “Shows artísticos municipais”.

No portal, os cidadãos podem conferir o número de shows contratados por cada município, os valores gastos com cada evento e as evoluções dos shows e dos valores empenhados por ano.

Veja a lista dos artistas mais contratados pelas prefeituras de Minas:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Eduardo Costa – R$ 19 milhões (65 municípios)

  • Leonardo – R$ 16 milhões (39 municípios)

  • Fernando e Sorocaba – R$ 16 milhões (65 municípios)

  • César Menotti e Fabiano – R$ 15 milhões (63 municípios)

  • Barões da Pisadinha – R$ 14 milhões (48 municípios)

Entre as cinco cidades que mais empenharam com shows estão:

  • Itabirito (R$ 11 milhões)

  • Ituiutaba (R$ 10 milhões)

  • Barbacena (R$ 9,7 milhões)

  • Nova Lima (R$ 9,7 milhões)

  • Itabira (R$ 7,5 milhões)

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Homem cai no Ribeirão Arrudas, em BH, e sofre traumatismo craniano

BH tem sábado de trânsito intenso com estreia do Brasil na Copa, corrida e mais de 240 eventos

Previsão do tempo para Belo Horizonte neste fim de semana (13 e 14 de junho)

Orquestra Infantojuvenil abre 200 vagas em BH para estudantes da rede municipal

Rádio 98 FM completa 57 anos e celebra trajetória como a primeira FM estéreo da América Latina

Bolo gigante de Santo Antônio será distribuído gratuitamente neste dia dos namorados em BH

Últimas notícias

EUA e Irã chegam a acordo de paz, afirmam Trump e premiê do Paquistão

Japão arranca empate da Holanda nos minutos finais na estreia da Copa

Lula embarca para cúpula do G7 na França

Ato em São Paulo presta solidariedade a protestos na Bolívia

João Fonseca é eliminado nas duplas no ATP de Halle; brasileiro estreia no simples na terça (16)

Alemanha atropela Curaçao e volta a fazer 7 a 1 em uma Copa do Mundo

Cantor Oliver Tree e youtuber Gaspi estão entre as vítimas de acidente com helicópteros no Rio

Torcida da Holanda faz grande festa em Dallas antes da estreia na Copa do Mundo

Lula sanciona marco do transporte coletivo urbano; entenda o que muda