PUBLICIDADE

Novos benefícios sociais exigirão RG nacional a partir de maio

Siga no

RG Nacional será exigido de novos beneficiários de programas sociais do governo (Foto: Assesora de Comunicação Secretaria Especial de Modernização do Estado)

Compartilhar matéria

Os novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada deverão emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional) a partir de maio de 2026. O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) divulgou, nessa quarta–feira (19/11), o cronograma para a adoção gradual do cadastro biométrico obrigatório em benefícios da Seguridade Social.

As regras fazem parte da estratégia de modernização e de prevenção a fraudes nos programas sociais. A exigência de biometria é parte do pacote de corte de gastos, aprovado pelo Congresso em dezembro de 2024. O tema foi regulamentado por decreto em julho deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o ministério, aproximadamente 84% dos 68 milhões de beneficiários já têm biometria registrada em alguma base oficial, como a Carteira de Identidade Nacional, o cadastro da Justiça Eleitoral ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Pessoas sem impressão digital poderão usar a biometria facial.

Transição organizada

Segundo o governo, a transição será de forma gradual e não haverá bloqueio automático de benefícios nem a necessidade de deslocamento imediato às unidades de atendimento. O procedimento será incorporado aos ciclos regulares de manutenção cadastral de cada programa.

Durante entrevista coletiva, a ministra Esther Dweck explicou que a comunicação com os usuários será individualizada para evitar filas e deslocamentos necessários. “O objetivo é combater fraudes e proteger recursos públicos, sem impedir o acesso de quem tem direito”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Calendário

Confira as quatro principais etapas do cronograma:

  • 21 de novembro de 2025: entra em vigor o decreto que prioriza a CIN como base biométrica. Novos pedidos e renovações de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e BPC (Benefício de Prestação Continuada) passam a exigir algum tipo de biometria, como CNH e Justiça Eleitoral. Para salário–maternidade, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, seguro–desemprego, abono salarial e Bolsa Família, a obrigatoriedade começa no dia 1º de maio de 2026.
  • 1º de maio de 2026: quem tem biometria cadastrada continuará podendo utilizá–la normalmente. Para aqueles que não possuem registro biométrico, a emissão da Carteira de Identidade Nacional passa a ser obrigatória para novos pedidos.
  • 1º de janeiro de 2027: todas as renovações e novas concessões passam a exigir biometria. Beneficiários sem qualquer documento biométrico serão notificados e deverão emitir a CIN.
  • 1º de janeiro de 2028: a CIN se torna a única base biométrica aceita para novos benefícios e renovações.

A necessidade de registro biométrico será verificada durante a manutenção dos benefícios, como a prova de vida. Quem não tiver biometria será avisado com antecedência e deverá procurar os institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal para emitir a Carteira de Identidade Nacional.

Quem não precisa fazer o cadastro

Conforme o governo, a medida dará mais segurança aos programas sociais e reduzirá tentantivas de fraudes, enquanto buscará evitar qualquer impacto imediato sobre beneficiários atuais. Grupos que poderão enfrentar dificuldades no cadastramento não precisarão fazer biometria enquanto o Poder Público não oferecer condições adequadas de atendimento. São eles:

  • Pessoas com mais de 80 anos: com base em cadastros oficiais ou documento de identidade válido, com foto;
  • Migrantes, refugiados e apátridas: mediante protocolo de pedido de refúgio, de reconhecimento de apatridia (condição de sem pátria) e Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou de um Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
  • Residentes no exterior: mediante declaração consular brasileira, declaração do cidadão com reconhecimento da Convenção de Haia e requerimento de organismo com ligação;
  • Pessoas com dificuldade de locomoção por motivo de saúde ou deficiência: com comprovação médica;
  • Moradores de áreas de difícil acesso, como municípios atendidos por embarcações do PrevBarco e localidades remotas definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): mediante comprovação de residência em municípios de lista a ser publicada pelo governo;
  • Solicitantes de salário-maternidade, pensão por morte e benefício por incapacidade, até 30 de abril de 2026: comprovação com base no pedido;
  • Famílias do Bolsa Família identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até 30 de abril de 2026: comprovação com base no cadastro;
  • Solicitantes de seguro-desemprego e beneficiários do abono salarial: comprovação com base no pedido.

Com Agência Brasil

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

Ativistas avaliam que igualdade racial ainda é cenário distante

Câmara diz que não foi informada sobre saída de Ramagem do país

Comemoração da Consciência Negra demonstra avanço no cenário brasileiro, diz presidente da Palmares

Justiça nega pedido de habeas corpus e mantém prisão de Daniel Vorcaro

CNJ revisa milhares de condenações por porte de maconha após decisão do STF

Caso 123 Milhas: credores devem conferir valores em nova fase da recuperação judicial

Últimas notícias

Lula indica Messias para vaga de Barroso no STF

Gás gratuito chega a 1 milhão de famílias a partir de segunda-feira

Feriadão em BH tem previsão de tempo firme e temperatura amena

Paul Stanley provoca fãs do KISS com possíveis inéditas

Cidades mineira entram em novas rotas da Latam

Bateu o nariz? Fique atento aos sinais

MG apreende 182 mil litros de bebidas irregulares; ‘mineiros podem se sentir seguros’

Trump assina lei que abre divulgação dos arquivos Epstein

O que o federalismo realmente representa