Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar, nesta quarta-feira (9/7), uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a economia do Brasil foi surpreendida. Questionado sobre a repentinidade da medida, o economista e colunista da 98 News, Gustavo Andrade, afirmou que o mercado foi pego “totalmente” de surpresa.
“Preços falam muito mais alto do que qualquer expectativa. O dólar está subindo mais de 2% agora no after, o juro longo está abrindo bem mais do que ficou o dia inteiro. Embora as bolsas daqui já estejam fechadas, conseguimos ter alguma proxy (variável) olhando para o mercado futuro lá fora, principalmente o EWZ, que é como se fosse o nosso Ibovespa, mas em dólar”, disse.
Gustavo explicou que, embora imprevisível, o movimento era, em certa medida, esperado, especialmente após declarações recentes de Trump sobre o Brasil e o atual cenário entre os dois países. Ainda assim, o economista não acredita que as tarifas tenham encerrado a discussão.
“A gente até conversou sobre isso nos últimos dias, principalmente depois da fala do Trump sobre o BRICS e da possibilidade de o Brasil até sair ganhando, relativamente, pelo fato de sermos deficitários em relação aos Estados Unidos, eles nos vendem mais do que compram. Sem dúvida, foi uma surpresa, mas acho que a história ainda não está completa. Pelo contrário, é o início de uma conversa. Agora, resta saber como será o processo de resposta, tanto por parte do Executivo quanto do setor externo do país”, explicou.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal