Estação Ciência une cultura e educação na Serra do Espinhaço

Por

Siga no

A estrutura conta com um auditório, salas de exposições que estimulam mais de um sentido, oficinas, laboratório, viveiro de mudas, borboletário e área de monitoramento ambiental integram a estrutura (Foto: Divugação Anglo American)

Compartilhar matéria

Próxima parada, Estação Ciência. Nos últimos onze anos, este foi o destino de mais de 50 mil pessoas que visitaram o espaço, referência em educação, cultura, história e preservação na região da Serra do Espinhaço. Em uma área de 8 mil m², em Conceição do Mato Dentro, um universo tecnológico e interativo ajuda a contar parte da história da região, com registros de ocupação humana de até 10 mil anos atrás. 

Inaugurada em 2014, com o objetivo de valorizar a memória e a identidade local, a Estação Ciência abriga um rico acervo sobre o patrimônio histórico, cultural e natural, construído a partir de estudos da mineradora Anglo American na região. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A estrutura conta com um auditório, salas de exposições que estimulam mais de um sentido, oficinas, laboratório, viveiro de mudas, borboletário e área de monitoramento ambiental integram a estrutura.

Na ponte com a sociedade, o espaço é um agente de transformação, como avalia a engenheira de Meio Ambiente da Anglo American, Lorena Pires. “É uma experiência que estimula, além do conhecimento, percepções sensoriais e memórias afetivas, despertando no visitante um sentimento de pertencimento e uma conexão profunda com o patrimônio cultural local. Temos atividades mensais de educação patrimonial com escolas da região, abordando temas culturais locais e nacionais em busca de reflexões, por meio de oficinas práticas, sobre a importância desses espaços na difusão do conhecimento”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na oficina de Arqueologia, centenas de alunos aprenderam a fazer pinturas rupestres com pigmentos naturais e obras de cerâmica com argila. Para Lorena, é botando a mão na massa que se conhece um pouco da alma das pessoas que construíram a história local. “A ideia foi ter uma experiência sensorial resgatando técnicas e saberes que são passados de geração em geração, tudo isso fundamentado nos resultados dos estudos arqueológicos feitos na região. Por meio dessas ações, a Estação Ciência busca sensibilizar os visitantes sobre a importância da conservação dos recursos naturais, da história e das tradições que moldaram a identidade de pessoas da região”, conclui. 

Ao longo de mais de uma década, o espaço tornou-se um centro de debate, aprendizado e inovação destinado a estudantes, pesquisadores e à comunidade em geral, por meio de parcerias com prefeituras e instituições como o Museu de Ciências Naturais da PUC-Minas. Pesquisas feitas com visitantes apontam índice de satisfação do público superior à 90%.

Sala da Estação Ciência, da Anglo Amerircan, em Conceição do Mato Dentro (Foto: Anglo American)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma nova era para todos

Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que busca garantir educação de qualidade para todos até 2030, a estrutura foi revitalizada em 2023, nas comemorações dos 50 anos da Anglo American no Brasil. 

A grande mudança foi a garantia de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual ou motora.

Todas as informações do espaço estão disponíveis com legendas e textos em português e inglês, além de recursos de mobilidade adequados para pessoas com dificuldade motora. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O local tem corredores acessíveis para cadeirantes, piso e mapa tátil, além de informações em Braille e amostras que podem ser tocadas, garantindo a inclusão de pessoas com baixa ou nenhuma visão .

Serviço

Quer conhecer a Estação Conhecimento? Fique de olho nas informações: 

LOCALIZAÇÃO: km 185 da MG-010, Conceição de Mato Dentro, Serra do Espinhaço, a aproximadamente 170 quilômetros de BH.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

HORÁRIOS: A Estação do Conhecimento funciona de segunda a sexta-feira, de 9h às 15h, com entrada gratuita.

AGENDAMENTOS: [email protected] ou pelo telefone (31) 98466 0571

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Vigilância dos EUA alerta para consumo de camarões contaminados com Césio-137

Morre Haruji Miura, japonês de 97 anos cultivador de cerejeiras na Grande BH

Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país

Apaixonado pela Carreta Furacão, menino viraliza ao sair fantasiado de Fofão pelas ruas do Barreiro

Adultização: os riscos da infância roubada e a parte que nos cabe

Aprovação de Lula cresce e vai a 46%, aponta pesquisa Genial/Quaest

Últimas notícias

Seja lembrado antes de falar: faça do seu estilo a sua maior oportunidade

A treta que criou a fonte mais famosa do mundo

Jorge Nicola: Gabigol busca novo clube por falta de oportunidades com Jardim

Imóvel na planta: oportunidade ou risco?

Escolher é liderar: o poder das decisões

Quando a máquina automatiza, o humano precisa evoluir

Golpes em aluguéis crescem em BH: saiba como se proteger

Tarifas recíprocas: a armadilha protecionista dos EUA

Tarifas de Trump e plano do governo: riscos e limites dos incentivos