PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Investimento de R$ 500 milhões: Anglo American e Conceição do Mato Dentro fecham acordo histórico

Siga no

Prefeito de Conceição do Mato Dentro, a presidente da Anglo American, e o vice-prefeito do município. (Créditos: A3 Midia)

Compartilhar matéria

A Anglo American e a prefeitura de Conceição do Mato Dentro oficializaram, nesta quarta-feira (11/6), um dos maiores acordos já firmados entre uma mineradora e um município brasileiro. O protocolo de intenções formaliza um investimento de R$ 500 milhões da empresa em ações de saúde, educação e infraestrutura na região ao longo dos próximos 10 anos.

Projetos de fomento à universidade federal, além de obras urbanas, como a construção de uma alça viária e de melhorias para lazer e infraestrutura em comunidades reassentadas, também vão ser contemplados pelo acordo de intenções.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Representantes de comunidades locais, autoridades públicas e membros da Anglo American participaram da assinatura do termo de parceria. Para o prefeito do município, Otacílio Neto Costa Mattos, os investimentos vão ser fundamentais para preparar Conceição do Mato Dentro para os próximos anos.

“Vamos transformar nosso novo hospital em referência regional, oferecendo mais serviços e melhor atendimento para toda a população. Na educação, a chegada de cursos presenciais da universidade federal vai abrir portas para os jovens, que poderão estudar aqui sem precisar sair da cidade. Estamos gerando mão de obra qualificada e oportunidades para que a população construa seu futuro aqui”, comemora o prefeito.

Mattos falou ainda sobre como a mineração pode impactar no desenvolvimento sustentável da cidade. O compromisso com a sustentabilidade por meio da mineração também foi abordado pela presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, que celebrou o aporte destinado à cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Desde a nossa chegada na região, investimos cerca de R$ 900 milhões nas áreas de saúde e bem-estar, educação, meio ambiente, saneamento, segurança pública, cultura, turismo, lazer, infraestrutura viária, entre outras. Com esse novo investimento de R$ 500 milhões, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e duradouro de Conceição do Mato Dentro e região, em linha ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a transparência entre poder público e a mineradora, e pontuou que o acordo coloca a cidade como exemplo de gestão séria.

“Este acordo é o maior da história do Brasil entre uma prefeitura e uma mineradora, um resultado de muito diálogo, empenho e responsabilidade social. Conseguimos garantir recursos nunca antes vistos, que irão permitir grandes avanços em diversas áreas do município. É um marco para Conceição do Mato Dentro, que mostra que quando há compromisso e transparência, é possível construir parcerias que beneficiam diretamente a população. Esse acordo abre uma nova etapa para nossa cidade, colocando a cidade como exemplo de gestão séria e focada no bem-estar de todos”, completou.

Mobilidade urbana, saúde e cultura

Segundo a mineradora, o montante de R$ 500 milhões vai ser investido em diferentes frentes. Cerca de R$ 340 milhões vão ser destinados à saúde, educação e infraestrutura viária. Na área de saúde, o aporte vai ser usado na construção e equipagem de um novo hospital municipal, novas unidades de atendimento e custeio parcial de despesas operacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a educação, parte do recurso pretende viabilizar a implantação e a estruturação de um centro de ensino superior no município. Na área de infraestrutura, vão ser realizados projetos e a implantação de um anel rodoviário, que facilitará o tráfego e promoverá o desenvolvimento urbano. Também estão previstas melhorias na rodovia MG-010 em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

Já os R$ 160 milhões restantes vão contemplar projetos culturais, esportivos, de lazer, segurança pública, preservação do patrimônio histórico e ações sustentáveis, com destaque para o uso participativo do centro histórico do distrito do Sapo.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Homem é preso por tentativa de suborno durante exame da CNH em Curvelo

Motociclista morre em acidente na BR-381, em Nova Era

Governo de Minas lança campanha para ampliar acesso a tarifas sociais de água e energia

Restauração de esculturas sacras desfigura imagens e vira piada em Carmo do Cajuru

Menina de 2 anos morre após ser atropelada por caminhão de lixo em MG; motorista é detido

Risco de queda de cascas de coqueiros na Av. Barbacena liga o alerta em BH

Últimas notícias

Japão arranca empate da Holanda nos minutos finais na estreia da Copa

Homem cai no Ribeirão Arrudas, em BH, e sofre traumatismo craniano

Lula embarca para cúpula do G7 na França

Ato em São Paulo presta solidariedade a protestos na Bolívia

João Fonseca é eliminado nas duplas no ATP de Halle; brasileiro estreia no simples na terça (16)

Alemanha atropela Curaçao e volta a fazer 7 a 1 em uma Copa do Mundo

Cantor Oliver Tree e youtuber Gaspi estão entre as vítimas de acidente com helicópteros no Rio

Torcida da Holanda faz grande festa em Dallas antes da estreia na Copa do Mundo

Lula sanciona marco do transporte coletivo urbano; entenda o que muda