PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Investimento de R$ 500 milhões: Anglo American e Conceição do Mato Dentro fecham acordo histórico

Siga no

Prefeito de Conceição do Mato Dentro, a presidente da Anglo American, e o vice-prefeito do município. (Créditos: A3 Midia)

Compartilhar matéria

A Anglo American e a prefeitura de Conceição do Mato Dentro oficializaram, nesta quarta-feira (11/6), um dos maiores acordos já firmados entre uma mineradora e um município brasileiro. O protocolo de intenções formaliza um investimento de R$ 500 milhões da empresa em ações de saúde, educação e infraestrutura na região ao longo dos próximos 10 anos.

Projetos de fomento à universidade federal, além de obras urbanas, como a construção de uma alça viária e de melhorias para lazer e infraestrutura em comunidades reassentadas, também vão ser contemplados pelo acordo de intenções.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Representantes de comunidades locais, autoridades públicas e membros da Anglo American participaram da assinatura do termo de parceria. Para o prefeito do município, Otacílio Neto Costa Mattos, os investimentos vão ser fundamentais para preparar Conceição do Mato Dentro para os próximos anos.

“Vamos transformar nosso novo hospital em referência regional, oferecendo mais serviços e melhor atendimento para toda a população. Na educação, a chegada de cursos presenciais da universidade federal vai abrir portas para os jovens, que poderão estudar aqui sem precisar sair da cidade. Estamos gerando mão de obra qualificada e oportunidades para que a população construa seu futuro aqui”, comemora o prefeito.

Mattos falou ainda sobre como a mineração pode impactar no desenvolvimento sustentável da cidade. O compromisso com a sustentabilidade por meio da mineração também foi abordado pela presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, que celebrou o aporte destinado à cidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Desde a nossa chegada na região, investimos cerca de R$ 900 milhões nas áreas de saúde e bem-estar, educação, meio ambiente, saneamento, segurança pública, cultura, turismo, lazer, infraestrutura viária, entre outras. Com esse novo investimento de R$ 500 milhões, reafirmamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e duradouro de Conceição do Mato Dentro e região, em linha ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito ainda destacou a transparência entre poder público e a mineradora, e pontuou que o acordo coloca a cidade como exemplo de gestão séria.

“Este acordo é o maior da história do Brasil entre uma prefeitura e uma mineradora, um resultado de muito diálogo, empenho e responsabilidade social. Conseguimos garantir recursos nunca antes vistos, que irão permitir grandes avanços em diversas áreas do município. É um marco para Conceição do Mato Dentro, que mostra que quando há compromisso e transparência, é possível construir parcerias que beneficiam diretamente a população. Esse acordo abre uma nova etapa para nossa cidade, colocando a cidade como exemplo de gestão séria e focada no bem-estar de todos”, completou.

Mobilidade urbana, saúde e cultura

Segundo a mineradora, o montante de R$ 500 milhões vai ser investido em diferentes frentes. Cerca de R$ 340 milhões vão ser destinados à saúde, educação e infraestrutura viária. Na área de saúde, o aporte vai ser usado na construção e equipagem de um novo hospital municipal, novas unidades de atendimento e custeio parcial de despesas operacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a educação, parte do recurso pretende viabilizar a implantação e a estruturação de um centro de ensino superior no município. Na área de infraestrutura, vão ser realizados projetos e a implantação de um anel rodoviário, que facilitará o tráfego e promoverá o desenvolvimento urbano. Também estão previstas melhorias na rodovia MG-010 em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG).

Já os R$ 160 milhões restantes vão contemplar projetos culturais, esportivos, de lazer, segurança pública, preservação do patrimônio histórico e ações sustentáveis, com destaque para o uso participativo do centro histórico do distrito do Sapo.

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

‘Temos uma seleção brasileira atuando pela vida’, diz tenente dos bombeiros de MG sobre missão na Venezuela

Bombeiros de Minas vão integrar missão brasileira de ajuda à Venezuela após terremotos

Pesquisa aponta rádio como um dos meios mais confiáveis para consumir notícias na Grande BH; ‘a lealdade é intergeracional’

Tamanduás-bandeira se exibem no Parque Nacional da Serra da Canastra e cena encanta

Prefeitura procura novas tecnologias para a limpeza da Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Senegal goleia Iraque e fica vivo em disputa para o mata-mata da Copa

Bolsonaro tem picos de pressão alta durante a semana, diz boletim médico

Com hat-trick de Dembelé, França vence a Noruega e garante classificação invicta na Copa do Mundo

América acerta rescisão com Val Soares e volante deixa o clube

Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do Brasil na Copa; queda na próxima partida pode chegar a 20%

Venezuela tem quase 1 mil mortos por causa de terremotos

Parlamentares da Federação Brasil da Esperança reforçam apoio a Marília Campos ao Senado

Ancelotti poupa titulares em primeiro treino para Brasil x Japão

Conta de luz seguirá com bandeira amarela em julho, confirma Aneel