O governador Romeu Zema afirmou nesta terça-feira (12/8), durante participação na Infrabusiness Expo, que vai encerrar o mandato deixando em execução alguns dos maiores projetos de infraestrutura de Minas Gerais nas últimas décadas. Ele comparou o cenário encontrado no início de sua gestão com o que pretende entregar ao próximo governo.
“Eu recebi do meu antecessor um grande cemitério de obras inacabadas e até depredadas. E vou entregar para o meu sucessor o contrário, um canteiro de obras em andamento”, disse.
Entre os projetos citados, Zema destacou a ampliação da linha 2 do metrô de Belo Horizonte e o Rodoanel Metropolitano, além de outras obras que, segundo ele, já estão definidas. “Então, Minas continuará avançando nos próximos anos.”
O governador usou uma metáfora agrícola para explicar que parte dos resultados será colhida apenas no futuro. “Eu falo que o meu governo, se fosse comparado a um agricultor, nós plantamos milho, plantamos soja, mas plantamos muito mais eucalipto e mogno, ou seja, a colheita virá lá pela frente. O meu governo termina, mas a colheita vai continuar.”
A Infrabusiness Expo reúne representantes do poder público, setor privado e especialistas para discutir investimentos e soluções em infraestrutura, logística e mobilidade. A feira teve início nesta terça e vai até a quinta-feira (14/8) no Expominas, em Belo Horizonte.