Ao vivo
98 Talks Segunda a Sexta - 19h às 20h

Um resumo das principais manchetes do dia, com uma pitada de opinião! Entrevistas exclusivas e os comentários de quem entende do assunto!

Videogames superam livros entre jovens de BH, diz Datafolha

Siga no

Pesquisa traz dados sobre gostos de jovens em Belo Horizonte (Reprodução: site/ culturanascapitais)

Uma pesquisa realizada pelo projeto Cultura nas Capitais em parceria com o Datafolha revelou que mais da metade da população de Belo Horizonte teve acesso à leitura em 2024. O estudo, que ouviu 600 pessoas em diversos pontos da capital mineira, buscou mapear as atividades culturais mais acessadas pelos moradores. No entanto, o levantamento também apontou para a forte adesão aos jogos eletrônicos, especialmente entre os jovens, gerando um debate sobre a possível substituição de hábitos culturais tradicionais.

De acordo com os dados da pesquisa, na média geral, os livros foram a principal atividade cultural buscada pelos belo-horizontinos, alcançando 61% de acesso. Em seguida, aparecem os jogos eletrônicos, com 56%, cinema (47%), locais históricos (48%) e shows (45%). Contudo, ao analisar a faixa etária de 16 a 24 anos, o cenário se inverte. Os games lideram com expressivos 87% de acesso, seguidos pelo cinema, com 78%, e os livros, com 71%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O apresentador João Henrique do Vale reconheceu a mudança de comportamento entre os jovens, mas trouxe outra perspectiva para a análise. “Muita gente até fazendo dos jogos eletrônicos uma profissão, né? Tem aí, para quem não sabe, tem equipes aí de jogos, por exemplo, que tem multas rescisórias igual do futebol. Virou o novo ‘eu quero ser jogador de futebol'”.

Apesar de reconhecer a profissionalização do cenário dos games, João Henrique do Vale também compartilhou uma ressalva em relação ao possível impacto na cultura e no acesso ao conhecimento proporcionado pela leitura. “Eu vejo uma certa preocupação porque a cultura tá ficando de lado, o conhecimento, né, que a gente tem ali com os livros, com as com a leitura”.

A pesquisa Datafolha também apontou que saraus e consertos foram as únicas atividades que mais da metade dos moradores de BH não teve contato em 2024, especialmente entre os jovens de 16 a 24 anos. Os dados revelam um panorama cultural dinâmico na capital mineira, com a leitura mantendo uma posição de destaque na média geral, mas com os jogos eletrônicos emergindo como a principal forma de lazer entre a parcela mais jovem da população.

*Estagiário sob orientação da supervisora Jackeline Oliveira.

Siga no

Estudante de Jornalismo na UFMG. Com passagens pela TV Alterosa e Itatiaia. Estagiário da Rede 98 desde 2024. Apaixonado por esportes e geopolítica.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Receita recebe 3,4 milhões de declarações do Imposto de Renda na primeira semana

STF suspende julgamento da denúncia contra Bolsonaro e retoma sessão nesta quarta-feira

Metade dos brasileiros sofreu fraude em 2024, diz Serasa Experian

Minas reinaugura fábrica de soros da Funed e Fundação vai produzir 40% de todo insumo do Brasil

Leilão da Receita Federal tem celulares a partir de R$ 150

Treina BH oferta vagas gratuitas de natação para jovens e adultos

Últimas notícias

Gabigol e William visitam a Toca da Raposa I a convite de Lucas Silva

Cruzeiro divulga inscritos na Copa Sul-Americana com 21 jogadores das categorias de base

Atlético celebra 117 anos de história com tradicional vigília da torcida

Campeã olímpica de vôlei, Sassá será tema de documentário exibido em BH

Pedro Lourenço não descarta mais reforços no Cruzeiro: ‘A gente está aberto a negócios’

25ª Edição do ‘Comida di Buteco’ começa no dia 11 de abril

Futebol na 98 em 2025: nova formação, mais interação e o mesmo bom humor

Ozzy Osbourne pode fazer show de despedida do Black Sabbath em “trono voador”

Ronaldinho, Taffarel, Tottenham e mais; personalidades parabenizam Atlético pelos 117 anos