Zema se reúne com autoridades de El Salvador para discutir a Segurança Pública

Por

Gustavo Macedo

Siga no

Comitiva mineira foi a primeira do Brasil a ser recebida por membros do atual governo de El Salvador. (Foto: Aluísio Eduardo/Agências Minas)

Compartilhar matéria

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em visita a El Salvador, se reuniu com o vice-presidente do país, Félix Ulloa, e o presidente da Assembleia Legislativa local, Ernesto Castro, para debater sobre a Segurança Pública. A comitiva do poder público estadual foi a primeira delegação do Brasil a ser recebida pelos atuais líderes políticos salvadorenhos.

O programa estabelecido pelo governo de El Salvador para a pauta debatida tornou-se uma referência no continente americano e chamou a atenção de Zema. Apontada como “a capital global dos homicídios” entre 2009 e 2019, com mais de 40 mil crimes dessa natureza no período, o país viu o índice despencar nos últimos 6 anos. Atualmente, o número registrado no local é quase 20 vezes inferior ao do Brasil, que tem 21,2 homicídios a cada cem mil habitantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essas duas reuniões foram fundamentais porque eles mostraram para nós como fazer para caracterizar organizações criminosas como terroristas, que é o que o Brasil precisa. O brasileiro está cansado de tanta violência”, disse Zema após conversar com Félix Ulloa e Ernesto Castro.

Comitiva de Minas Gerais na América Central

Além do governador, a comitiva mineira contou com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, o secretário de Comunicação Social (Secom), Bernardo Santos, e o superintendente de relações nacionais e internacionais da Secretaria de Casa Civil (SCC), Igor Tameirão.

Rogério Greco, da Sejusp, destacou o desejo de que o Brasil consiga repetir os passos de El Salvador: “Saindo daqui com a esperança renovada. Um país que era infinitamente pior do que o nosso conseguiu resolver (o problema da segurança pública). Se eles conseguiram, vamos conseguir também”, afirmou o secretário.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Foi interessante entender que as boas práticas que destacam Minas Gerais nacionalmente no processo de ressocialização de presos comuns também estão em vigência em El Salvador, que é um exemplo para o mundo. Isso mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou Greco.

O que dizem as lideranças políticas de El Salvador

O vice-presidente de El Salvador enfatizou a evolução do país em termos de segurança pública desde a implementação do programa do atual governo: “A violência era como uma pandemia em nosso país. Os criminosos entravam nas comunidades e falavam ‘quero a sua casa, você tem 24 horas para sair’. Só em uma região, recuperamos 3,5 mil casas”, afirmou Ulloa.

Ernesto Castro, presidente da Assembleia Legislativa de El Salvador, compartilhou com a comitiva mineira informações mais detalhadas sobre as leis em vigor no país. Castro ainda comentou sobre a importância do processo de renovação e comprometimento dos deputados com o projeto do Poder Executivo.

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Nova espécie de libélula é descoberta em área de proteção no Sul de Minas

Comitê Gestor do Propag discute implementação do programa em Minas

Irã responde ao ataque israelense e mísseis atingem Tel Aviv

Brasil anuncia a entrada do Vietnã no Brics

Motta aciona o Itamaraty para garantir a retirada segura de prefeitos brasileiros em Israel

Reginaldo Lopes defende redutor da dívida de Minas e critica postura de Zema diante do Propag

Últimas notícias

CEO da OceanGate queria levar Pearl Jam aos destroços do Titanic, segundo documentário da Netflix

Rodrigo Weber, chefe do CIGA, deixa o Atlético

Com maior invencibilidade da série A, Cruzeiro sonha com liderança

Gui e Gabi! Casal de chefs do Okinaki e Paral-lel, em BH, no cozinha do Matula 98

‘Olha o rato’: Arana captura roedor após ‘caçada’ com queijo e babá eletrônica

Aiatolá do Irã promete punição “amarga e dolorosa” contra Israel

Prefeito de BH abrigado em bunker: a agenda que levou Álvaro Damião a Israel

Irã diz que exercerá direito de autodefesa e fala em ‘resposta decisiva’

Lula quer transformar mentiras em verdades