O Partido dos Trabalhadores (PT) pretende lançar candidatura própria ao Governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. A confirmação foi feita pela presidente estadual da legenda, deputada Leninha (PT), após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (24/6), no Palácio da Alvorada, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a bancada federal mineira e integrantes da executiva nacional do partido.
Em nota divulgada após o encontro, Leninha afirmou que o entendimento foi consolidado durante a reunião e reafirma uma decisão tomada pela legenda há cerca de um mês. Segundo ela, a construção da candidatura seguirá sendo debatida internamente e também com partidos aliados.
“O entendimento construído coletivamente reafirma uma resolução decidida há um mês de que o Partido dos Trabalhadores vai apresentar uma candidatura própria em Minas Gerais. As definições sobre esse projeto serão construídas nos próximos dias, a partir do diálogo entre o partido e as forças políticas comprometidas com um projeto democrático e popular para o estado”, afirmou.
A decisão deve colocar fim às articulações que vinham sendo conduzidas pelo PT para tentar construir uma candidatura de consenso com outras legendas. Conforme apurou a Rede 98, dirigentes petistas mantiveram conversas com o ex-vereador de Belo Horizonte e pré-candidato ao Governo de Minas, Gabriel Azevedo (MDB), e também com o ex-procurador-geral de Justiça e também pré-candidato ao governo Jarbas Soares Júnior (PSB). As negociações chegaram a avançar, mas não evoluíram para uma composição eleitoral.
Cinco nomes aparecem entre os cotados
Com a decisão de disputar o Governo de Minas, o PT ainda não definiu quem representará a legenda na eleição de 2026. Conforme apuração da Rede 98, cinco nomes aparecem entre os mais cotados para encabeçar a chapa.
Entre eles está a ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos (PT). Apesar de ser uma das principais lideranças petistas em Minas, ela já declarou publicamente, em diferentes ocasiões, que seu projeto eleitoral está voltado para a disputa ao Senado Federal.
Outro nome que integra as discussões internas é o deputado federal Rogério Correia (PT). Segundo apuração da Rede 98, ele segue entre as possibilidades avaliadas pelo partido para a disputa do Palácio Tiradentes.
Também aparece na lista o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Nos bastidores, entretanto, a avaliação é de que ele não demonstra interesse em disputar o Governo de Minas, mantendo seu foco na permanência na Câmara dos Deputados.
A ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, continua sendo lembrada nas conversas da legenda como um nome de perfil técnico e com potencial para representar o partido na disputa estadual.
Mais recentemente, surgiu ainda o nome da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). A informação foi publicada inicialmente pelo portal O Fator e confirmada pela Rede 98. A parlamentar passou a integrar o grupo de nomes considerados nas discussões internas da legenda.
Lula destacou importância de Minas para as eleições
Na nota, Leninha também afirmou que Lula ressaltou o peso político de Minas Gerais durante a reunião e classificou o estado como estratégico para as eleições de 2026.
“O presidente Lula também reforçou a importância estratégica de Minas Gerais para a política nacional. A tradição política mineira, marcada pela capacidade de diálogo e construção de consensos, coloca nosso estado em uma posição central nos rumos do país e nos grandes debates nacionais.”
A expectativa da direção petista é que as definições sobre a candidatura ao Governo de Minas avancem nas próximas semanas, à medida que o partido também intensifica as conversas para a formação de alianças estaduais.