PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

COP 30: Minas destaca avanços em clima, biocombustíveis e monitoramento ambiental

Siga no

Diretamente da COP30, a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, detalhou as ações do estado na agenda climática global (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Diretamente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, detalhou nesta sexta-feira (14/11) as ações, resultados e metas do estado na agenda climática global.

Em entrevista à 98 News, ela destacou a busca por parcerias internacionais, o avanço em biocombustíveis, a implementação do Código Florestal e a criação de uma plataforma inédita no Brasil para monitorar metas ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Marília afirmou que a participação mineira na conferência tem sido intensa e estratégica. “A COP é um espaço muito importante para apresentar o que já fizemos e, principalmente, para buscar cooperações que permitam avançar na agenda climática”, afirmou.

Segundo a secretária, a comitiva mineira participou de diversos painéis e mesas de negociação sobre biocombustíveis, tema considerado central para o Estado. Embora Minas já tenha forte posição no etanol, o governo trabalha agora para ampliar o uso de biometano e biogás.

Outro ponto destacado por Marília foi a participação em um debate com outros estados sobre a implementação do Código Florestal. Ela afirmou que Minas apresentou resultados expressivos no aumento da cobertura vegetal e no combate ao desmatamento ilegal, o que fortalece o processo de descarbonização. “Aliar a recuperação ambiental à redução do desmatamento tem gerado resultados muito importantes para o Estado”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A secretária também ressaltou a necessidade de que as políticas climáticas cheguem aos municípios. Para isso, Minas tem atuado em duas frentes: a qualificação técnica das prefeituras, em parceria com o governo francês, e o início de uma cooperação com a ONU Habitat para implementação de ações práticas, especialmente relacionadas à adaptação e resiliência climática, tema sensível devido aos impactos recorrentes das chuvas.

Financiamento climático ainda é limitado

Um dos principais desafios, segundo Marília Melo, continua sendo o acesso a recursos internacionais. Ela explicou que, embora Minas tenha conseguido captar financiamentos de fora, eles ainda se concentram na estruturação de políticas públicas e não na execução de ações de grande porte.

“O financiamento climático é sempre tema central nas COPs, mas na prática ele ainda é pouco acessível para estados subnacionais. Muito fica na esfera federal e chega pouco aos estados”, afirmou.

Durante a COP 30, Minas apresentou o MRV Climático, plataforma inédita no Brasil entre os governos estaduais. Inspirado em modelos internacionais, o sistema permite monitorar, verificar e reportar o cumprimento das 190 metas do Plano de Ação Climática mineiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ferramenta mostra o estágio de cada meta, os recursos alocados e os resultados em descarbonização. “Mais importante do que definir metas é implementá-las e dar transparência à população. Independentemente de quem estiver no governo, a sociedade terá como acompanhar e cobrar”, disse a secretária.

Engajamento do setor privado

Marília também destacou a presença de setores produtivos mineiros na conferência, como o Siamig (setor sucroenergético), a Faeng e representantes da indústria e da mineração. O Estado participou de discussões sobre biocombustíveis, mineração sustentável e tecnologias para redução de impactos ambientais.

“Vemos um engajamento real do setor produtivo buscando a transição para uma economia de baixo carbono, conciliando desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, afirmou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Justiça aumenta indenização por homofobia contra trabalhador em MG

Fiemg vê bandeira amarela com cautela diante de alertas sobre El Niño

‘Temos uma seleção brasileira atuando pela vida’, diz tenente dos bombeiros de MG sobre missão na Venezuela

Bombeiros de Minas vão integrar missão brasileira de ajuda à Venezuela após terremotos

Pesquisa aponta rádio como um dos meios mais confiáveis para consumir notícias na Grande BH; ‘a lealdade é intergeracional’

Tamanduás-bandeira se exibem no Parque Nacional da Serra da Canastra e cena encanta

Últimas notícias

B2 Online inaugura primeira loja física em BH na Lagoa Seca do Belvedere

Brasil envia terceiro voo com medicamentos e hospital de campanha para vítimas de terremotos na Venezuela

Jarbas diz que Minas ‘perdeu a mineridade’ e defende frente ampla para 2026

Gabriel Azevedo defende frente ampla e diz que Minas ‘cansou de governador que briga com presidente’

‘Só serei candidata ao Senado’, diz Marília Campos em evento com Gabriel e Jarbas

Damião sanciona lei que cria incentivo fiscal para revitalizar áreas degradadas em BH

Irã diz atacar alvos dos EUA e tensão volta a crescer após acordo de paz

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina; veja horários

Incêndio atinge galpão de eletrodomésticos em Contagem após explosão