PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

COP 30: Minas destaca avanços em clima, biocombustíveis e monitoramento ambiental

Siga no

Diretamente da COP30, a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo, detalhou as ações do estado na agenda climática global (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Diretamente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Melo, detalhou nesta sexta-feira (14/11) as ações, resultados e metas do estado na agenda climática global.

Em entrevista à 98 News, ela destacou a busca por parcerias internacionais, o avanço em biocombustíveis, a implementação do Código Florestal e a criação de uma plataforma inédita no Brasil para monitorar metas ambientais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Marília afirmou que a participação mineira na conferência tem sido intensa e estratégica. “A COP é um espaço muito importante para apresentar o que já fizemos e, principalmente, para buscar cooperações que permitam avançar na agenda climática”, afirmou.

Segundo a secretária, a comitiva mineira participou de diversos painéis e mesas de negociação sobre biocombustíveis, tema considerado central para o Estado. Embora Minas já tenha forte posição no etanol, o governo trabalha agora para ampliar o uso de biometano e biogás.

Outro ponto destacado por Marília foi a participação em um debate com outros estados sobre a implementação do Código Florestal. Ela afirmou que Minas apresentou resultados expressivos no aumento da cobertura vegetal e no combate ao desmatamento ilegal, o que fortalece o processo de descarbonização. “Aliar a recuperação ambiental à redução do desmatamento tem gerado resultados muito importantes para o Estado”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A secretária também ressaltou a necessidade de que as políticas climáticas cheguem aos municípios. Para isso, Minas tem atuado em duas frentes: a qualificação técnica das prefeituras, em parceria com o governo francês, e o início de uma cooperação com a ONU Habitat para implementação de ações práticas, especialmente relacionadas à adaptação e resiliência climática, tema sensível devido aos impactos recorrentes das chuvas.

Financiamento climático ainda é limitado

Um dos principais desafios, segundo Marília Melo, continua sendo o acesso a recursos internacionais. Ela explicou que, embora Minas tenha conseguido captar financiamentos de fora, eles ainda se concentram na estruturação de políticas públicas e não na execução de ações de grande porte.

“O financiamento climático é sempre tema central nas COPs, mas na prática ele ainda é pouco acessível para estados subnacionais. Muito fica na esfera federal e chega pouco aos estados”, afirmou.

Durante a COP 30, Minas apresentou o MRV Climático, plataforma inédita no Brasil entre os governos estaduais. Inspirado em modelos internacionais, o sistema permite monitorar, verificar e reportar o cumprimento das 190 metas do Plano de Ação Climática mineiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ferramenta mostra o estágio de cada meta, os recursos alocados e os resultados em descarbonização. “Mais importante do que definir metas é implementá-las e dar transparência à população. Independentemente de quem estiver no governo, a sociedade terá como acompanhar e cobrar”, disse a secretária.

Engajamento do setor privado

Marília também destacou a presença de setores produtivos mineiros na conferência, como o Siamig (setor sucroenergético), a Faeng e representantes da indústria e da mineração. O Estado participou de discussões sobre biocombustíveis, mineração sustentável e tecnologias para redução de impactos ambientais.

“Vemos um engajamento real do setor produtivo buscando a transição para uma economia de baixo carbono, conciliando desenvolvimento econômico com sustentabilidade”, afirmou.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Carreta com combustível tomba na BR-381 e interdita rodovia em Minas Gerais

Minas já registrou mais de 600 focos de incêndio em 2026

‘Comida dos deuses’: Vogue México exalta o pão de queijo em edição especial sobre o Brasil

UFMG busca voluntários que perderam entes queridos para pesquisa sobre luto e trauma

Mostra de Cinema de Tiradentes é reconhecida como de relevante interesse cultural de Minas

Acidentes provocam congestionamentos quilômétricos em rodovias na Grande BH

Últimas notícias

Israel promete retaliação após Irã lançar mísseis em meio à escalada de tensão no Oriente Médio

Casal é levado à delegacia por gerar tumulto após confundir símbolo de quadrilha junina com estrela do PT 

Em jogo alucinante, Brasil vence a Itália e assume liderança da VNL Feminina

Após incêndio em garagem, frota reserva será usada para manter circulação dos ônibus em BH

Eriksen volta a desmaiar em campo, e amistoso entre Dinamarca e Ucrânia é encerrado

Cruzeiro se acerta com Racing por Gabriel Rojas

Moradores e funcionários ajudaram a salvar ônibus de incêndio que destruiu garagem no Dom Cabral: ‘parecia um inferno’

Wesley faz forte desabafo após ser cortado da Copa do Mundo 

VÍDEOS: Fumaça de incêndio no Dom Cabral é vista de diferentes pontos de BH