O governo federal, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), lançou uma iniciativa para impulsionar a chamada mineração urbana no país. O projeto busca recuperar minerais estratégicos de equipamentos descartados, com foco na capacitação de cooperativas de reciclagem e no uso de novas tecnologias para ampliar o reaproveitamento de materiais e fortalecer a economia circular.
