Brasil e Japão se enfrentam na próxima segunda-feira (29/6), pelos 16 avos de final da Copa do Mundo de 2026, em um duelo que promete muito equilíbrio dentro de campo. Apesar da distância geográfica e das diferenças culturais, os dois países possuem uma relação histórica no futebol, marcada principalmente pela presença de brasileiros que defenderam a seleção japonesa ao longo das últimas décadas.
Ao todo, quatro jogadores nascidos no Brasil atuaram oficialmente pelo Japão, sendo que dois deles chegaram a disputar Copas do Mundo com a camisa dos Samurais Azuis.
Entre os brasileiros que defenderam a seleção japonesa estão Ruy Ramos e Wagner Lopes. Nascido no Rio de Janeiro, Ruy atuou pelo Japão entre 1990 e 1995, período em que disputou 32 partidas, marcou um gol e participou das Eliminatórias para as Copas de 1990 e 1994. Já Wagner Lopes se naturalizou japonês em setembro de 1997 e estreou pela seleção pouco depois, em confronto das Eliminatórias da Copa do Mundo contra a Coreia do Sul.
Em 2002, outro brasileiro ganhou destaque com a camisa japonesa: Alessandro dos Santos, conhecido como Alex. Naturalizado em 2001, o ex-lateral participou das Copas do Mundo de 2002 e 2006 e se tornou um dos jogadores mais importantes da história recente do futebol japonês.
O último brasileiro a defender a seleção japonesa foi Marcus Túlio Tanaka. Nascido no interior de São Paulo, o zagueiro tentou iniciar carreira no Brasil, mas encontrou espaço no futebol japonês, onde passou a maior parte da trajetória profissional. Após chegar ao país em 1997, conquistou a cidadania japonesa em 2004 e logo passou a defender as seleções de base do Japão. Em 2006, estreou pela equipe principal e, quatro anos depois, foi convocado para a Copa do Mundo de 2010, sendo peça importante na campanha que levou os japoneses até as oitavas de final.
Informações com apoio do blog Coisas do Japão.
