O Ministério da Saúde iniciou uma mobilização nacional para ampliar a realização de cirurgias e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Minas Gerais, nove hospitais participarão da ação, que busca reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam procedimentos de média e alta complexidade na rede pública.
A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas e ocorre entre os dias 22 e 28 de junho em 20 estados. Ao todo, cerca de 16 mil procedimentos serão realizados em todo o país, sendo 300 deles em hospitais mineiros.
Hospitais privados atenderão pacientes do SUS
Em Minas Gerais, a mobilização contará com a participação de hospitais privados e filantrópicos que passarão a atender pacientes encaminhados pela fila de regulação do SUS.
As unidades participantes são:
- Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em Belo Horizonte;
- Associação Mário Penna, em Belo Horizonte;
- Associação São Vicente de Paulo, em João Monlevade;
- Fundação Geraldo Corrêa, em Divinópolis;
- Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Iturama;
- Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, em Poços de Caldas;
- Associação de Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia, em Araxá;
- Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, em Guanhães;
- Hospital Evandro Ribeiro, em Juiz de Fora.
Entre os procedimentos previstos estão cirurgias oncológicas, cardíacas, bariátricas, de catarata e exames para investigação de diferentes tipos de câncer.
Salas cirúrgicas paradas também serão reativadas
Além da parceria com hospitais privados, o Ministério da Saúde informou que está investindo na reativação de salas cirúrgicas que estavam sem funcionamento em hospitais públicos estaduais e municipais.
Segundo a pasta, serão contratadas equipes, adquiridos equipamentos e fornecidos insumos para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública.
A estratégia permite aumentar rapidamente a oferta de procedimentos especializados sem a necessidade de construção de novas unidades.
Programa prevê troca de atendimento por créditos fiscais
Uma das novidades do programa é a possibilidade de hospitais privados realizarem procedimentos para pacientes do SUS em troca de créditos financeiros que poderão ser utilizados para abatimento de tributos federais.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida amplia a utilização da estrutura já existente no país e busca reduzir a fila por consultas, exames e cirurgias especializadas.
Ação ocorre em 20 estados
Além de Minas Gerais, a mobilização também acontece no Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa Agora Tem Especialistas reúne diferentes ações para ampliar o acesso da população à atenção especializada, incluindo mutirões, contratação de especialistas, reativação de estruturas públicas, utilização da rede privada credenciada e unidades móveis de atendimento.
A pasta afirma que, em 2025, o SUS realizou 14,9 milhões de cirurgias eletivas, recorde histórico e crescimento de 42% em relação a 2022.