Ao vivo

Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

Siga no

O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar antiga linha férrea em uma área de lazer e preservação ambiental (Parque da Linha Férrea/Divulgação)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A criação de um parque entre Belo Horizonte e Nova Lima será tema de uma nova audiência pública promovida Governo de Minas nesta quarta-feira (30/4). O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar a antiga linha férrea que divide os bairros Belvedere, em BH, e Vila da Serra, em Nova Lima, em uma área de lazer e preservação ambiental de 400 mil metros quadrados.

Vão participar da audiência a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), juntamente com os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. O evento está marcado para as 19h às 22h, no Auditório do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A realização da consulta pública integra as ações previstas no Termo do Acordo Preliminar que contou com a participação dos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais, União, municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência RMBH e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O acordo firmado visa a proteção do meio ambiente, a minimização do adensamento populacional, a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras e a implementação de soluções de mobilidade urbana para o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima. Na ocasião, os participantes deram opiniões e sugestões sobre o projeto. A segunda consulta terá a participação popular dos moradores de ambos os municípios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A participação da comunidade é essencial para garantir que o parque reflita os desejos e necessidades de quem vive e interage com a região. Mais do que um projeto de infraestrutura, estamos cocriando um espaço de convivência, preservação ambiental e mobilidade urbana”, afirmou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.

A audiência será conduzida pela equipe técnica responsável, que estará disponível para responder a perguntas e discutir os detalhes do projeto. Os participantes também poderão preencher questionários e fornecer feedback on-line, por meio da transmissão do evento pelo canal da Agência RMBH no YouTube. Os interessados devem validar sua inscrição por meio do formulário disponível na página do projeto.

Com Agência Minas

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Cantor Gusttavo Lima pode se apresentar de graça no aniversário de Belo Horizonte em 2025

Prefeitura de BH contrata startups para melhorar serviços de saúde e segurança na capital mineira

Aeroporto de Confins tem atrasos e voos cancelados nesta terça-feira (29/04)

Parque Municipal de BH vai ganhar mais de 100 poltronas

Descontos indevidos no INSS: ação da Defensoria mira Associação que pode ter lesado mineiros

Saiba como fica a coleta de lixo em BH durante o feriado do Dia do Trabalhador

Últimas notícias

Após empate, Maringá ironiza árbitro por lance polêmico com o Atlético

CBF desmente rumores sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Atlético vacila e só empata com o Maringá fora de casa

Ronaldinho x Alex: duelo de craques marca aniversário do Mineirão

Lei que formaliza associações de proteção veicular pode ampliar acessibilidade ao mercado de seguros

CBF encerra negociação com Ancelotti e mira Jorge Jesus

‘Nikole merece respeito’: Nikolas Ferreira ironiza sobre condenação por transfobia

Papamóvel fabricado em Minas voltou para o estado após ser usado pelo Papa Francisco

Relatório da Anistia Internacional diz que “efeito Trump” coloca direitos humanos em risco