Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

Siga no

O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar antiga linha férrea em uma área de lazer e preservação ambiental (Parque da Linha Férrea/Divulgação)

Compartilhar matéria

A criação de um parque entre Belo Horizonte e Nova Lima será tema de uma nova audiência pública promovida Governo de Minas nesta quarta-feira (30/4). O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar a antiga linha férrea que divide os bairros Belvedere, em BH, e Vila da Serra, em Nova Lima, em uma área de lazer e preservação ambiental de 400 mil metros quadrados.

Vão participar da audiência a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), juntamente com os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. O evento está marcado para as 19h às 22h, no Auditório do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A realização da consulta pública integra as ações previstas no Termo do Acordo Preliminar que contou com a participação dos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais, União, municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência RMBH e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O acordo firmado visa a proteção do meio ambiente, a minimização do adensamento populacional, a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras e a implementação de soluções de mobilidade urbana para o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima. Na ocasião, os participantes deram opiniões e sugestões sobre o projeto. A segunda consulta terá a participação popular dos moradores de ambos os municípios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A participação da comunidade é essencial para garantir que o parque reflita os desejos e necessidades de quem vive e interage com a região. Mais do que um projeto de infraestrutura, estamos cocriando um espaço de convivência, preservação ambiental e mobilidade urbana”, afirmou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.

A audiência será conduzida pela equipe técnica responsável, que estará disponível para responder a perguntas e discutir os detalhes do projeto. Os participantes também poderão preencher questionários e fornecer feedback on-line, por meio da transmissão do evento pelo canal da Agência RMBH no YouTube. Os interessados devem validar sua inscrição por meio do formulário disponível na página do projeto.

Com Agência Minas

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

‘Belo Horizonte ficou parada no tempo, mas estamos virando essa página’, diz prefeito Álvaro Damião

BH terá novo Cras no Cabana; obra de R$ 1,2 milhão deve atender até 6 mil famílias

BH ganha nova loja da Le Creuset, marca francesa de panelas de alto padrão; saiba onde

Cesta básica tem queda em BH após meses de pressão: ‘Mais oferta, melhor preço’

Contagem abre inscrições para casamento coletivo; saiba como participar

Bairros da Pampulha podem ficar sem água nesta quarta-feira; saiba quais

Últimas notícias

Chelsea ‘dá troco’ no Flamengo após se classificar para a final do Mundial de Clubes

Você sabe como seu time realmente funciona? O mapeamento comportamental pode ajudar

Primeira impressão: o que a sua imagem revela antes mesmo de você dizer uma palavra?

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti é condenado à prisão por fraude fiscal

Brumadinho recebe festival gratuito com teatro, circo e rodas de samba

Ranking 2025 revela as maiores mineradoras do mundo em receita; confira lista completa

Retrofit avança em BH: prédio histórico no Centro será transformado em moradia

O futuro do trabalho: e se o CEO fosse a única pessoa da empresa?

O legado mais poderoso de Papa Francisco