Audiência pública vai discutir criação do Parque da Linha Férrea entre BH e Nova Lima

Siga no

O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar antiga linha férrea em uma área de lazer e preservação ambiental (Parque da Linha Férrea/Divulgação)

Compartilhar matéria

A criação de um parque entre Belo Horizonte e Nova Lima será tema de uma nova audiência pública promovida Governo de Minas nesta quarta-feira (30/4). O projeto do Parque da Linha Férrea tem o intuito de transformar a antiga linha férrea que divide os bairros Belvedere, em BH, e Vila da Serra, em Nova Lima, em uma área de lazer e preservação ambiental de 400 mil metros quadrados.

Vão participar da audiência a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), juntamente com os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima. O evento está marcado para as 19h às 22h, no Auditório do Centro de Educação Integral (CEI) Imaculada Conceição.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A realização da consulta pública integra as ações previstas no Termo do Acordo Preliminar que contou com a participação dos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais, União, municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência RMBH e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O acordo firmado visa a proteção do meio ambiente, a minimização do adensamento populacional, a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras e a implementação de soluções de mobilidade urbana para o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima. Na ocasião, os participantes deram opiniões e sugestões sobre o projeto. A segunda consulta terá a participação popular dos moradores de ambos os municípios.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A participação da comunidade é essencial para garantir que o parque reflita os desejos e necessidades de quem vive e interage com a região. Mais do que um projeto de infraestrutura, estamos cocriando um espaço de convivência, preservação ambiental e mobilidade urbana”, afirmou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.

A audiência será conduzida pela equipe técnica responsável, que estará disponível para responder a perguntas e discutir os detalhes do projeto. Os participantes também poderão preencher questionários e fornecer feedback on-line, por meio da transmissão do evento pelo canal da Agência RMBH no YouTube. Os interessados devem validar sua inscrição por meio do formulário disponível na página do projeto.

Com Agência Minas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Motociclista morre em acidente com ônibus na Zona Sul de BH

Caso Laudemir: Justiça nega nulidade de confissão e marca julgamento de empresário que matou gari

Inovação e negócios no café: Semana Internacional do Café movimenta o agronegócio em BH

Famílias de vítimas se revoltam após absolvição de réus no caso Backer

PM recupera cachorro furtado em bairro de BH; tutora quase foi arrastada ao tentar impedir crime

Últimas notícias

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Nem todo verde faz bem: quais plantas dentro de casa podem causar alergia?