PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Câmara aprova criação do Dia Nacional do Orgulho Autista

Siga no

O texto aprovado nesta quinta-feira seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa (foto: Unicef/ONU)

Compartilhar matéria

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26/6) o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Orgulho Autista, a ser celebrado em 18 de junho. A proposta, de autoria do senador Romário (Podemos-RJ), tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), valorizar a neurodiversidade e fortalecer a luta por inclusão e acessibilidade no Brasil. O texto ainda precisa passar por ajustes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para nova votação no Senado.

Em sessão plenária extraordinária semipresencial, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) entende que a data contribuirá para consolidar políticas públicas de valorização de processos de acessibilidade e de inclusão no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Para que nós possamos construir uma sociedade onde todas as pessoas se sintam incluídas, é muito bom que tenhamos esse dia. E também para discutirmos os direitos das pessoas com Transtornos de Espectro Autista (TEA)”, disse a deputada.

Outro parlamentar, o deputado federal Luiz Lima (Novo-RJ), defendeu a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 “O projeto [de lei] promove a conscientização sobre o autismo, facilita a organização de ações por entidades da sociedade civil, escolas, órgãos públicos e empresas voltadas à causa autista e estimula o debate sobre os direitos das pessoas autistas”, listou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O texto aprovado nesta quinta-feira seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa para ajuste da redação final e voltará ao Senado Federal para votação.

Mês de combate às desigualdades

Na mesma sessão plenária, a Câmara dos Deputados rejeitou os destaques ao Projeto de Lei (PL) nº 4.035/2023 do deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) que institui agosto como mês de combate a desigualdades.

O texto aprovado determina que o Congresso Nacional, sempre no mês de agosto, fiscalize as políticas públicas sociais do governo federal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sem as mudanças propostas, o projeto de lei segue para análise do Senado Federal.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Rádio é relevante para 81% dos mineiros; média diária de consumo é de quase 4 horas

Justiça aceita denúncia e torna Deolane Bezerra e Marcola réus por suposta ligação com o PCC

Turismo de aventura tem regras no Brasil, mas falta fiscalização; veja como checar empresas

Uber atualiza regras para categorias Comfort e Black e exclui modelos a partir de 2027

Presos por morte de jovem em rope jump são transferidos de presídio

O que liga Monique Alfradique e um ex-jogador da NBA ao caso de Vorcaro?

Últimas notícias

PGR pede a Moraes para enviar inquérito da Abin paralela de Bolsonaro à primeira instância

Onde assistir Brasil x Haiti, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo

Ancelotti confirma mudança na escalação, mas descarta Endrick titular em Brasil x Haiti

Nova lei em BH autoriza sexo biológico como critério em competições esportivas

Canadá faz goleada histórica no Catar e fica próximo de classificação na Copa do Mundo

STF anula absolvição e manda refazer julgamento do caso Mariana Ferrer

PGR defende validade da Lei da Dosimetria e pede ao STF manutenção de norma que pode reduzir pena de Bolsonaro

Alan Franco, do Atlético, deve perder titularidade na seleção do Equador 

EJA ganha nova sala na Rodoviária de Belo Horizonte