A Praça da Savassi, em Belo Horizonte, será tomada por cores, aromas e sabores da América do Sul neste domingo (20/7) . A capital mineira recebe a 6ª edição da Festa Peruana, evento gratuito que celebra a cultura, a gastronomia e a arte do Peru. A programação vai das 10h às 20h, com comidas e bebidas típicas, artesanato e apresentações de dança.
O festival é idealizado pelo peruano Miguel Gastelo Mendes, que mora em Belo Horizonte há mais de 30 anos e criou o evento como uma forma de agradecer à cidade pela acolhida. Ele esteve na 98 News nesta terça-feira (15/7).
“Fui sempre muito bem tratado em Belo Horizonte. Quis encontrar uma maneira de agradecer de forma mais ampla, e pensei: posso fazer um festival peruano e trazer nossos agrados”, contou.
Sabores autênticos e pratos tradicionais
Um dos destaques da festa é a variedade gastronômica. Serão 10 barracas de comidas salgadas, além de pontos de venda de doces típicos e bebidas como pisco sour e chicha morada, feita com milho roxo andino. O tradicional ceviche peruano, preparado com peixe do mar, será servido “da maneira original”.
“Temos comidas maravilhosas, sobremesas, bebidas, sorvetes peruanos de frutas que só existem lá. Um deles é feito de lúcuma, uma fruta de cor ocre que usamos para doces e sorvetes. Também teremos o sorvete de chicha morada, para o público conhecer o sabor do nosso milho roxo.”
Danças, artesanato e conexão com as raízes
Além da culinária, o público poderá conhecer mais sobre o folclore peruano com apresentações de danças andinas e da costa do país. Haverá ainda seis barracas com artesanato tradicional, que exibem técnicas e materiais típicos das regiões históricas do Peru.
A Festa Peruana também tem caráter afetivo. Segundo Miguel, o evento reforça os laços entre os povos latino-americanos e evidencia o carinho que existe entre imigrantes e moradores de BH.
“Nós, como migrantes peruanos em Belo Horizonte, somos sempre queridos e temos que agradecer. A festa é um gesto de carinho”, diz Miguel.
Comunidade ativa e crescimento do festival
Hoje, o Círculo Peruano em BH reúne cerca de 300 pessoas. Mas a iniciativa do festival foi pessoal, segundo Miguel, que organiza tudo com apoio de parceiros e voluntários. A primeira edição surpreendeu.
“Foi muito receptiva. Em pouco tempo, já tinham acabado as comidas. Tivemos que correr aos restaurantes para conseguir mais ingredientes. Cada ano vem mais gente. Agora, chegamos à Savassi, um lugar de luxo.”
Por fim, Miguel deixa o convite para a nova edição da Festa Peruana. “Venha desfrutar da festa. Temos pratos feitos com muito carinho, danças, bebidas, doces e um monte de peruanos para agradecer vocês”.
Serviço: Festa Peruana 2025
Onde? Praça da Savassi – Belo Horizonte (MG)
Quando? Domingo, 20 de julho | Das 10h às 20h
Quanto? Entrada gratuita