BH terá sua primeira maratona oficial: evento promete festa, turismo e 42 km de emoção

Siga no

Compartilhar matéria

O organizador da Maratona de BH, Lucas Conduru Davis, falou à 98 News nesta quinta-feira (31/7) sobre a realização da primeira maratona oficial de 42 km na capital mineira. A prova está marcada para o dia 17 de maio de 2026 e promete atrair atletas de várias partes do Brasil e do mundo. O anúncio foi feito na terça-feira (29/7), após uma reunião entre o vereador Álvaro Damião e Lucas, que também é o criador do movimento Bairros BH.

Durante a entrevista, Lucas destacou o impacto turístico e econômico esperado com o evento, lembrando que corredores geralmente viajam acompanhados e permanecem mais de um dia na cidade. “Esperamos um grande fluxo de pessoas vindo do interior, da região metropolitana e até de outros estados para curtir dois dias e meio de festa”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A programação inclui, além da maratona no domingo, uma corrida de 5 km e uma corrida kids no sábado. A largada da maratona ainda não foi oficialmente divulgada, mas a chegada será no Parque Municipal, com o trajeto passando por cinco regionais: Barreiro, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Leste. A ideia é apresentar aos corredores uma nova paisagem de Belo Horizonte, fora do tradicional percurso da orla da Pampulha.

Segundo Lucas, o percurso foi desenhado com foco na acessibilidade e velocidade. “A opção principal tem potencial para ser uma das maratonas mais rápidas do Brasil”, disse. Ele também explicou que, mesmo com a topografia acidentada da cidade, o relevo em declive permitiu a construção de um trajeto rápido e pouco acidentado.

A festa começa na sexta-feira com retirada de kits e atrações no Parque Municipal, incluindo stands, gastronomia, espaço de relaxamento e ativações esportivas. No domingo, a cidade será tomada pela maratona, com palcos ao longo do percurso, em uma proposta que remete a um “carnaval em maio”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Maratona de BH seguirá os padrões oficiais da Confederação Brasileira e da Confederação Mineira de Atletismo, com categorias para atletas profissionais, amadores e PCDs. A organização promete uma experiência completa, com destaque para a hospitalidade mineira também nos postos de hidratação: “vai ter pão de queijo, rapadura, cafezinho e até coquinha”, garantiu Lucas.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Clássico Atlético x Cruzeiro na Arena MRV: veja bloqueios no trânsito, acessos e linhas de ônibus

VÍDEO: Queda de postes e explosão em transformador travam trânsito no Estoril nesta quarta

Falha no app da 99 deixa motoristas ‘na mão’ em BH: ‘Dia perdido’

Carreta carregada com carvão tomba no Anel Rodoviário em BH; pai e filho escapam ilesos

Polícia recupera 200 quilos de batata-palha roubada em BH

Poste caído bloqueia trânsito na avenida Cristiano Machado, em BH

Últimas notícias

Gabriel Veneno é relacionado pelo Atlético e pode estrear como profissional no clássico

Três novas pontes vão ligar Pintópolis e Urucuia no Norte de Minas

Aberto o cadastro escolar 2026: veja como garantir vaga ou mudar de escola em MG

San Lorenzo, o ‘Time do Papa’, pode decretar falência por dívida de R$ 28 milhões

99 fora do ar? Aplicativo de corridas tem instabilidade nesta quarta-feira

Lula se reúne com ministros do STF para tratar da indicação de substituto de Barroso

Ex-jogador pede Matheus Pereira na Seleção: ‘Não vai ter nenhuma chance?’

Kalil no PDT: audácia ou risco calculado?

PF mira lavagem de dinheiro de organização criminosa condenada por megafraude tributária