Guia Salarial: tendências no mercado de trabalho

Siga no

Compartilhar matéria

O Guia Salarial 2025, elaborado pela consultoria LHH, revela mudanças significativas no mercado de trabalho em três áreas estratégicas: recursos humanos (RH), supply chain e healthcare & life sciences. O estudo mostra que a digitalização e o avanço de tecnologias emergentes estão redefinindo o perfil dos profissionais mais buscados pelas empresas.

Em entrevista ao Expresso, da 98 News, Adriana Iratsuka, gerente executiva de recrutamento da LHH Brasil, destacou que, no setor de RH, o modelo híbrido e remoto exige novas competências. “Podemos dividir as habilidades do futuro em três grandes grupos. O primeiro é a adaptabilidade — que vai além da resiliência —, ou seja, a capacidade de se ajustar rapidamente às mudanças do mercado. O segundo é a eficiência individual, com destaque para curiosidade e proatividade, buscando constantemente o próprio desenvolvimento. E o terceiro é a proficiência no uso da tecnologia, essencial para qualquer área de atuação”, afirma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na área de supply chain, responsável por gerenciar toda a cadeia de suprimentos — desde a compra de matérias-primas até a entrega do produto final —, a tecnologia vem transformando operações. “Hoje, há automatização desde compras de grandes commodities até o controle logístico por terra, mar e ar, muitas vezes com uso de robôs. Por isso, a alfabetização tecnológica é indispensável para profissionais do setor”, explica Adriana.

O estudo também aponta que, em todos os segmentos, a combinação entre tecnologia e humanização é estratégica. “O futuro do trabalho não é só humano nem só tecnológico, mas a junção dos dois. Empresas e profissionais que conseguirem unir análise de dados e processos automatizados com o toque humano terão mais destaque e longevidade no mercado”, avalia.

Outro desafio é a escassez de profissionais preparados. Segundo pesquisa da LHH, apenas 11% estão efetivamente prontos para as demandas futuras. “Esse cenário mostra que existe uma grande oportunidade para capacitação. É essencial que o profissional assuma o protagonismo do seu aprendizado, sem depender apenas dos investimentos da empresa”, conclui Adriana.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Carreira

Uemg abre inscrições para o Vestibular EaD 2026 com 350 vagas gratuitas em três cursos

Americanas oferece 360 vagas temporárias e efetivas em Minas Gerais

Inscrições para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz começam nesta segunda

CNU 2025: 760 mil fazem a prova neste domingo; saiba o que levar

Concurso para policial penal em MG: mais de 1,1 mil vagas e salário de R$ 5,3 mil

CNU 2025: candidatos devem consultar locais de prova com antecedência 

Últimas notícias

Cruzeiro em alerta contra o Fortaleza: titulares podem desfalcar time contra o Palmeiras

Depois de um mês, Alexsander volta a ser relacionado pelo Atlético

Moraes concede permissão para Bolsonaro celebrar o aniversário de 15 anos da filha

Atenção redobrada! BH tem alerta de chuva com raios e rajadas de vento

Atlético ganha reforço do elenco profissional para final do Brasileiro Sub-17

Em último dia no STF, Barroso pede retomada do julgamento sobre descriminalização do aborto

Trânsito ganha novas opções no entorno da Estação São Gabriel, em BH

Normas do transporte escolar em BH estão mais rígidas; veja mudanças

Renda variável, vida organizada: finanças para autônomos