A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é a melhor instituição federal de ensino superior do Brasil. De acordo com o ranking divulgado pela Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2025, da Shanghai Ranking Consultancy, de Xangai, na China, a UFMG divide o posto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Já é a terceira vez este ano que a UFMG tem a qualidade de ensino reconhecida globalmente. Só em junho, foram dois destaques. Uma no ranking de impacto universitário em sustentabilidade da Times Higher Education (THE) , aparecendo no grupo das 15% melhores universidades do mundo e como a melhor do país. Outra no QS World University Rankings 2026, onde figurou o top 600 global, posicionando-se acima de 60,4% das universidades do planeta.
O ranking da vez, o Academic Ranking of World Universities (ARWU), é a mais antiga classificação global de universidades. Publicado desde 2003, o levantamento lista hoje mais de 2.500 universidades de todo o mundo. O desempenho das mil mais bem classificadas é publicado anualmente.
O ARWU avalia as universidades com base em critérios como: presença de ganhadores do Prêmio Nobel e da Medalha Fields, pesquisadores altamente citados, publicações em revistas renomadas como Nature e Science, alto índice de desempenho acadêmico per capita; entre outros indicadores.