Siga no

fernando haddad em debate do pt
Fernando Haddad voltou a criticar as tarifas impostas por Trump ao Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

Fernando Haddad voltou a criticar as tarifas impostas por Trump ao Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

Compartilhar matéria

O ministro da Fazenda Fernando Haddad voltou a criticar as sanções tarifárias impostas ao Brasil pelos Estados Unidos, durante um debate promovido pelo PT (Partido dos Trabalhadores), neste sábado (23/8). O chefe da equipe econômica do Governo Lula disse que o tarifaço de Donald Trump seria uma medida para “livrar a cara de golpistas”.

Durante sua fala, o ministro deu um panorama sobre a situação atual do Brasil em áreas como saúde, educação e sobre a questão do Imposto de Renda. Ao falar sobre as relações econômicas internacionais do país, Haddad citou as negociações com o Brics, com a China e o início de uma relação com a Índia. Em relação aos Estados Unidos, o parlamentar disse que o cenário era positivo até as tarifas de 50% impostas por Trump.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Jamais passou pela nossa cabeça abrir mão da parceria com os Estados Unidos, mas não nas condições que estão sendo colocadas. Nós dialogamos com todos os governos, em vários momentos, o presidente Lula, nos seus três mandatos, teve ótimas relações com presidentes americanos, democratas e republicanos”, frisou.

‘Atitude hostil nos surpreendeu’

Fernando Haddad ressaltou a relação histórica de 200 anos entre Brasil e Estados Unidos, dizendo que não há nenhuma razão para que ela mude. “As tratativas estavam andando muito bem, até que essa atitude hostil nos surpreendeu pela ação de grupos de extrema direita brasileiros, que de patrióticos não têm absolutamente nada”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Vimos aí pelas mensagens trocadas que o único objetivo é livrar a cara dos golpistas e não tem nenhuma outra finalidade, essa hostilidade, que não seja reabilitar a extrema direita no Brasil”, declarou o ministro da Fazenda. Haddad também destacou que o Brasil não deve abrir mão de sua soberania e da independência dos poderes.

“E o presidente Alckmin, quero registrar aqui publicamente, tem conduzido de maneira muito sóbria e muito altiva as tratativas com as autoridades dos Estados Unidos. E é assim que tem que ser. Sem bravata, mas ao mesmo tempo fazendo valer a dignidade da nossa gente”, concluiu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Andreza Miranda

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e produtora multimídia da Rede 98 desde 2024. Foi repórter no Portal BHAZ de 2020 a 2024. Participou de três reportagens premiadas pela CDL/BH (2021, 2022 e 2024); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Política

Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação de prisão domiciliar

STF forma maioria para condenar Zambelli pela segunda vez

Defesa de Bolsonaro tem até 20h34 de hoje para explicar plano de asilo na Argentina

O sotaque secreto dos emojis

O fanático religioso que criou os sucrilhos para combater a masturbação

Planejamento financeiro a dois: como evitar conflitos e economizar juntos

Últimas notícias

Cruzeiro vence o Inter com golaços e chega embalado para o clássico contra o Atlético

Cruzeiro confirma homenagem a gari Laudemir, assassinado em BH, no jogo deste sábado

Sinisterra: registrado no BID, atacante pode estrear contra o Inter; veja curiosidades sobre ele

Foragido manda ‘inbox’ a delegado e se entrega em Minas: ‘errei no passado’

iFood e startup que aluga motos anunciam desconto para entregadores

BH promove vacinação contra a raiva em cães e gatos

O distanciamento que corrói a nação

Mais de 700 pinguins são encontrados mortos no litoral de São Paulo

Concurso 2905 da Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 28 milhões