Pode-se dizer que a classificação inédita da Seleção de Cabo Verde para uma Copa do Mundo tem “tempero” mineiro. O atacante Alessio da Cruz, que participou da campanha que garantiu a vaga do país na competição de 2026, também atua pelo Athletic, clube de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Minas Gerais.
Holandês naturalizado cabo-verdiano, Alessio defende as cores do Athletic desde julho deste ano. Antes de desembarcar em solo mineiro, atuou por diversas equipes da Europa, como Fortuna Sittard (HOL), Parma (ITA) e Sheffield Wednesday (ING).
Pelas redes sociais, a equipe mineira parabenizou o jogador:
“Alessio disputou três jogos, dois deles como titular, na campanha de Cabo Verde nas Eliminatórias, e agora vai lutar por um lugar no grupo que disputará a competição em 2026! Parabéns, Alessio!”, publicou o Athletic.
Clique aqui e veja a publicação do Athletic nas redes sociais.
A seleção cabo-verdiana venceu o Essuatíni por 3 a 0 nesta segunda-feira (13/10) e conquistou uma vaga inédita no Mundial. É a primeira vez que o país alcança o feito.
A carreira de Alessio
Natural de Almere, na Holanda, Alessio estreou como profissional em seu país natal. O atacante surgiu nas categorias de base do FC Twente e disputou apenas quatro partidas pelo clube, sem marcar gols ou distribuir assistências. Depois, foi emprestado ao FC Dordrecht, da segunda divisão holandesa, onde ficou por uma temporada.
Em 2017, rumou para a Itália. Sua passagem começou pelo Novara, da segunda divisão, e, logo depois, foi transferido para o Parma, onde permaneceu até 2019.
Alessio ainda passou por Spezia e Ascoli, até ser transferido para o Sheffield Wednesday, da segunda divisão da Inglaterra. Pelo clube inglês, disputou 15 partidas e distribuiu duas assistências, sem marcar gols.
O atacante retornou à Holanda em 2020 para defender o FC Groningen. A segunda passagem em seu país natal durou pouco mais de um ano, e o jogador foi cedido ao Santos Laguna, do México, por empréstimo.
No México, permaneceu apenas quatro meses, disputando nove partidas e marcando três gols, até ser negociado com o Vicenza, da Itália.
Na segunda passagem pelo futebol italiano, disputou 21 partidas na Série B, marcando dois gols e distribuindo duas assistências.
Ao fim do empréstimo com o Vicenza, seu contrato com o Parma — válido desde 2018 — se encerrou. Sem clube, Alessio rumou à Bélgica, onde defendeu o KV Mechelen em 2022. Foram 34 partidas pelo clube belga, com quatro gols e três assistências.
As boas atuações chamaram a atenção do Feralpisalò, da Itália, que comprou o atacante cabo-verdiano por 1 milhão de euros. No entanto, Alessio disputou apenas uma partida pela equipe italiana e, em seguida, transferiu-se para o Fortuna Sittard, da Holanda, sem custos.
O Fortuna foi o time que Alessio mais defendeu na carreira, com 36 partidas — sete gols e duas assistências no período — até receber a proposta do Athletic.
O atacante desembarcou em Minas Gerais em julho deste ano e, até o momento, disputou nove partidas pelo clube. Seu primeiro gol pelo Esquadrão foi em agosto, na vitória por 4 a 1 sobre o Operário, pela Série B.

Alessio, inclusive, foi titular na partida contra o Goiás, no último sábado (11/10), válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.