Cabo Verde na Copa: Atacante de seleção estreante é jogador de clube mineiro

Siga no

Atacante participou de três partidas da campanha de Cabo Verde nas Eliminatórias (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Compartilhar matéria

Pode-se dizer que a classificação inédita da Seleção de Cabo Verde para uma Copa do Mundo tem “tempero” mineiro. O atacante Alessio da Cruz, que participou da campanha que garantiu a vaga do país na competição de 2026, também atua pelo Athletic, clube de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, Minas Gerais.

Holandês naturalizado cabo-verdiano, Alessio defende as cores do Athletic desde julho deste ano. Antes de desembarcar em solo mineiro, atuou por diversas equipes da Europa, como Fortuna Sittard (HOL), Parma (ITA) e Sheffield Wednesday (ING).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pelas redes sociais, a equipe mineira parabenizou o jogador:

“Alessio disputou três jogos, dois deles como titular, na campanha de Cabo Verde nas Eliminatórias, e agora vai lutar por um lugar no grupo que disputará a competição em 2026! Parabéns, Alessio!”, publicou o Athletic.

Clique aqui e veja a publicação do Athletic nas redes sociais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A seleção cabo-verdiana venceu o Essuatíni por 3 a 0 nesta segunda-feira (13/10) e conquistou uma vaga inédita no Mundial. É a primeira vez que o país alcança o feito.

A carreira de Alessio

Natural de Almere, na Holanda, Alessio estreou como profissional em seu país natal. O atacante surgiu nas categorias de base do FC Twente e disputou apenas quatro partidas pelo clube, sem marcar gols ou distribuir assistências. Depois, foi emprestado ao FC Dordrecht, da segunda divisão holandesa, onde ficou por uma temporada.

Em 2017, rumou para a Itália. Sua passagem começou pelo Novara, da segunda divisão, e, logo depois, foi transferido para o Parma, onde permaneceu até 2019.

Alessio ainda passou por Spezia e Ascoli, até ser transferido para o Sheffield Wednesday, da segunda divisão da Inglaterra. Pelo clube inglês, disputou 15 partidas e distribuiu duas assistências, sem marcar gols.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O atacante retornou à Holanda em 2020 para defender o FC Groningen. A segunda passagem em seu país natal durou pouco mais de um ano, e o jogador foi cedido ao Santos Laguna, do México, por empréstimo.

No México, permaneceu apenas quatro meses, disputando nove partidas e marcando três gols, até ser negociado com o Vicenza, da Itália.

Na segunda passagem pelo futebol italiano, disputou 21 partidas na Série B, marcando dois gols e distribuindo duas assistências.

Ao fim do empréstimo com o Vicenza, seu contrato com o Parma — válido desde 2018 — se encerrou. Sem clube, Alessio rumou à Bélgica, onde defendeu o KV Mechelen em 2022. Foram 34 partidas pelo clube belga, com quatro gols e três assistências.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As boas atuações chamaram a atenção do Feralpisalò, da Itália, que comprou o atacante cabo-verdiano por 1 milhão de euros. No entanto, Alessio disputou apenas uma partida pela equipe italiana e, em seguida, transferiu-se para o Fortuna Sittard, da Holanda, sem custos.

O Fortuna foi o time que Alessio mais defendeu na carreira, com 36 partidas — sete gols e duas assistências no período — até receber a proposta do Athletic.

O atacante desembarcou em Minas Gerais em julho deste ano e, até o momento, disputou nove partidas pelo clube. Seu primeiro gol pelo Esquadrão foi em agosto, na vitória por 4 a 1 sobre o Operário, pela Série B.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alessio, inclusive, foi titular na partida contra o Goiás, no último sábado (11/10), válida pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Futebol em Minas

Cabo Verde se classifica para a Copa do Mundo pela primeira vez na história

Mineiro de Curvelo brilha pela Seleção Espanhola e é rival de CR7 na Arábia

Com três gols de Tardelli, time Ronaldinho leva a melhor em Desafio de Gigantes no Mineirão

Atlético derrota o Sport Recife em jogo adiado do Brasileirão

Morre Miguel Ángel Russo, técnico do Boca Júniors, aos 69 anos

América encara o Vila Nova no Independência

Últimas notícias

Com um a menos, Atlético não resiste e sofre goleada do Grêmio na final do Brasileiro Sub-17

País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

Educação em destaque: Minas Gerais recebe prêmio por ações de alfabetização de crianças

‘Bruxaria 051’: Ronaldinho Gaúcho anuncia lançamento de álbum musical com artistas brasileiros

Atlético anuncia promoção para a final do Brasileiro Sub-17; ingressos custam a partir de R$ 10

VÍDEO: Idoso é resgatado após cair em cisterna de oito metros em Minas

Trilha Amazônia Atlântida será inaugurada na COP30

Ancelotti promove mudanças na Seleção Brasileira e Fabrício Bruno deve ser titular contra o Japão

Cessar-fogo em Gaza: líderes mundiais assinam acordo sem Israel e Hamas