PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Não houve grandes danos ao sistema’, diz Silveira sobre apagão em Minas e outros estados

Siga no

Segundo ele, o evento foi pontual e ocorreu em uma subestação da Eletrobras (Canal Gov/Reprodução)

Compartilhar matéria

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na manhã desta terça-feira (14/10) que será aberto um relatório para apurar as causas do apagão registrado em Minas Gerais e outros estados durante a madrugada. Segundo ele, o evento foi pontual e ocorreu em uma subestação da Eletrobras.

“Todo evento desse tipo gera a abertura de um Relatório de Apuração de Perturbação, que nós chamamos de RAP. Reúne-se todo o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. É como acontece na aviação: quando há um problema, o órgão responsável é acionado para investigar e propor correções, de forma a evitar novos incidentes”, explicou Silveira.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro destacou que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentará os resultados dessa apuração no próximo encontro do comitê. Silveira reforçou que o apagão não causou grandes danos ao sistema elétrico nacional, e que o problema foi localizado.

“Não houve grandes danos ao sistema. O dano foi pontual, em uma subestação da Eletrobras. Vamos apurar as causas por meio desse relatório, para evitar novos episódios deste tipo”, completou.

Apagão durou mais de uma hora

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o fornecimento de energia foi afetado de 0h32 até 1h30 devido a um incêndio na Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou uma “contingência severa” e o desligamento de cerca de 10 gigawatts (GW) de carga.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, durante a ocorrência, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desinterligadas do sistema, o que levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

Segundo nota do ministério, até 1h30 o fornecimento de energia já havia sido restabelecido nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a normalização completa ocorreu às 2h30.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Brasil

OAB-SP suspende registro profissional de Deolane Bezerra

Caso Americanas: PF deflagra segunda fase da Operação Disclosure

Moradores são retirados de imóveis em Manaus e Belém após terremotos na Venezuela

Receita Federal publica primeira lista de devedores contumazes; entenda quem pode entrar

Telemarketing denuncia precarização e pede regulamentação da profissão em audiência na Câmara

Relator define ‘desvios éticos’ de juízes e CNJ começa a julgar fim da ‘aposentadoria-prêmio’

Últimas notícias

Comissão da Câmara de BH vota cassação de Lucas Ganem nesta quinta

Acrilamida: Anvisa alerta para substância formada quando alimentos passam do ponto

New York Times elege as 15 melhores camisas da história das Copas do Mundo; veja lista

Marília no palanque de Lula expõe racha no PT mineiro

‘BH é nosotros’ e ‘bilhete ao prisioneiro’: os letreiros da Festa da Luz em 2026

Festa da Luz começa nesta quinta em BH; veja atrações, interdições no trânsito e programação gratuita

Seminário da Abracom discute desafios da comunicação em tempos de polarização

Frio aumenta risco de crises em pacientes com DPOC; veja como se proteger

TJMG abre inscrições para mutirão gratuito de reconhecimento de paternidade em BH