PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Da chefia ao mentor: o novo modelo de liderança que a geração Z quer

Siga no

e você ainda lidera naquele formato dos anos 1990, saiba que pode estar perdendo talentos da geração z na sua equipe (Foto: Freepik).

Compartilhar matéria

A geração Z, aquela que nasceu de 1995 para cá, já representa uma parte significativa da força de trabalho. E a verdade é que eles se comunicam de um jeito diferente, pensam de um jeito diferente e, consequentemente, esperam uma liderança diferente.

E o que acontece quando um líder não entende isso? Um estudo da Forbes Advisor de 2024 sobre o futuro do trabalho, mostra que 71% dos profissionais da geração Z buscam um líder que seja mentor, e não chefe. Para 68% deles, a falta de um líder inspirador é o principal motivo para a insatisfação.

Há uma frase muito repetida nos livros de liderança moderna que diz:

“Um líder é melhor quando as pessoas mal sabem que ele existe.
Quando o seu trabalho está feito, o seu objetivo cumprido, elas dizem: ‘Nós fizemos isso sozinhos’.”

Essa é a filosofia que a geração Z valoriza: um líder que capacita e inspira, não que microgerencia.

Se você ainda lidera naquele formato dos anos 1990, saiba que pode estar perdendo talentos na sua equipe. Para se conectar com a turma da geração Z, o caminho é o seguinte: troque comando e controle por autonomia. Dê a eles liberdade para resolver problemas. Comunique-se nas plataformas onde eles estão, use o Slack, o Teams ou outros chats corporativos. Evite reuniões longas e cheias de formalidades.

Dê feedback em tempo real e com frequência, mostrando que a sua função é ajudá-los a crescer. O líder moderno não precisa entender o TikTok, mas precisa entender a mentalidade de quem usa a plataforma.

Ou seja: um líder que é mais mentor do que chefe, mais guia do que general.

Bora conversar mais sobre esse desafio das novas gerações?

Compartilhar matéria

Siga no

Eloi Oliveira

Jornalista, estrategista de comunicação e especialista em Media Training e comunicação assertiva pelo TED Talks Foundation de New York/EUA. É autor do livro "Comunicação de Líder: estratégias para falar e impressionar", da editora AugeBooks.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Quando a transição energética bate à porta, pede inteligência, não medo

O STF e a morte silenciosa da responsabilização

O rombo dos supersalários

O Planalto brinca com fogo tentando fazer do Senado um puxadinho

O dia em que Alcolumbre abriu a janela da República

BH e a indústria da lei ruim

Últimas notícias

Ipea aponta que Brasil tem grande potencial para minerais críticos

Baianas Ozadas libera mil ingressos para show e promete feriado com clima de Carnaval em BH

As cicatrizes que todo empreendedor precisa ter

A nova regra do trabalho: adaptar ou ficar para trás

O mínimo emocional viável e o futuro da comunicação

Cobogó: você sabia que o nome é um acrônimo?

O que é uma bike fixa e por que a galera ama

O CPF dos imóveis vai mudar o mercado em 2026

Japão: o movimento que pode mexer com moedas e títulos no mundo inteiro