A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou, nesta segunda-feira (10/11), a Operação Verão, um conjunto de ações para enfrentar o período chuvoso no estado. O plano, que conta com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, prevê investimentos de R$ 4,7 bilhões em manutenção, modernização e prevenção na rede elétrica.
De acordo com a Cemig, os recursos estão sendo aplicados em recuperação de redes, substituição de estruturas antigas, automação do sistema e entrega de novas subestações em 774 municípios. Até setembro, a empresa já havia destinado R$ 993 milhões a ações preventivas e corretivas em redes aéreas, subterrâneas e de alta tensão.
Estrutura para emergências
Para garantir agilidade no atendimento durante tempestades, a companhia dispõe de 30 subestações móveis, 28 geradores, dois helicópteros e 99 drones usados na inspeção de circuitos elétricos. A frota será reforçada com veículos utilitários e equipamentos cedidos pelo Exército Brasileiro, que darão apoio em ocorrências de grande porte.
Meteorologista da Cemig, Arthur Chagas lembrou que, em 22 de setembro, quando fortes chuvas atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 200 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido. “Foi um evento extremo, e ainda assim conseguimos um resultado positivo, com reconstrução rápida de redes e remoção de árvores caídas”, apontou.
Orientações
O superintendente de Operação e Segurança da companhia, William Alves, alertou a população para os riscos durante o período chuvoso. “Em caso de queda de árvores ou postes, é essencial não tocar nos fios rompidos e manter distância das áreas atingidas. A rede pode continuar energizada mesmo após o rompimento”, orientou.
Embora o verão só comece oficialmente em dezembro, a estação das chuvas já teve início em outubro e deve se estender até março de 2026. Com a Operação Verão, a Cemig reforça a meta de reduzir o tempo de interrupção e ampliar a segurança do fornecimento de energia em Minas Gerais durante os meses mais críticos do ano.
Desconto na conta
Por anos, pagar caro na conta de luz parecia ser a única opção. Mas isso mudou! Com a Metha Energia, você recebe desconto na conta de luz sem precisar diminuir o consumo. Os clientes da empresa pagam menos sem obras, sem burocracia e de um jeito totalmente digital.
Desde 2017, a startup mineira Metha Energia vem tornando o consumo de energia limpa mais acessível e econômico. E o melhor: sem nenhum custo para você.
Para se tornar cliente, basta fazer um cadastro online, rápido e totalmente gratuito.
Entenda mais sobre o funcionamento da Metha Energia aqui.
