Motoristas viveram uma manhã de caos no trânsito devido aos problemas semafóricos em vários cruzamentos de Belo Horizonte. Levantamento da Rede 98 mostra que, ao menos, 20 aparelhos ficaram inoperantes ou em flash em diferentes pontos da cidade. A BHTrans afirma que a situação é provocada por oscilações de tensão de energia elétrica. Agentes monitoram o fluxo de veículos.
Na Via Expressa com Conde Pereira Carneiro, no Bairro Coração Eucarístico, na Região Noroeste da capital, os problemas foram identificados ainda de madrugada. Ouvintes da Rádio 98 reclamam que as falhas nos aparelhos são constantes por lá. Nesta manhã, um longo congestionamento se formou nas vias do entorno.
Por meio de nota, a BHTrans informou que a capital conta com 1.140 cruzamentos semaforizados e, eventualmente, alguns equipamentos apresentam problemas que são encaminhados pelo COP-BH para as equipes de manutenção. A autarquia esclarece que os agentes de trânsito sinalizam, ficam no local apitando ou implantam geradores em caso de falta de energia.
Segundo a prefeitura, boa parte dos casos dos semáforos em flash ocorrem por oscilações de tensão na energia elétrica, em que o equipamento entra em modo flash protegendo o circuito eletrônico. Há outros casos em que há falta de energia, que pode ser ocasionado por falhas no abastecimento ou galhos de árvores que danificam o fornecimento de energia.
Por fim, a BHTrans informou que, gradativamente, os semáforos serão ajustados ao longo do dia e os agentes de trânsito orientam os motoristas na região.
