Um apagão de grandes proporções atingiu o Paraguai nessa quarta-feira (18/2), afetando a capital Assunção e diversas áreas do país. A interrupção no fornecimento de energia ocorreu no momento em que o país enfrenta uma severa onda de calor, com termômetros ultrapassando a marca dos 40 °C e sensação térmica de 43 °C.
O blecaute causou caos imediato no trânsito da capital devido à paralisação dos semáforos. Além disso, a Essap, empresa estatal de água potável, emitiu um alerta informando que o serviço hídrico também poderia ser prejudicado pela falta de eletricidade.
Causa e restabelecimento
A estatal de energia Ande detalhou em comunicado que o apagão foi provocado pela inoperância de duas importantes linhas de transmissão que saem da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional, operada em conjunto com o Brasil no Rio Paraná, e que alimentam o sistema interconectado nacional.
A distribuição de eletricidade em Assunção e na sua área metropolitana começou a ser normalizada posteriormente, após a reenergização de uma das linhas. Técnicos da estatal seguem mobilizados para investigar as causas exatas da falha e restabelecer o serviço por completo em nível nacional.
