PUBLICIDADE

Netflix investe R$ 5 milhões para modernização da Sala Oscarito na Cinemateca Brasileira

Siga no

A Sala Oscarito, da Cinemateca Brasileira, passará por uma reestruturação. (Foto: Reprodução/Cinemateca)

Compartilhar matéria

A plataforma de streaming Netflix anunciou, nesta quarta-feira (2/4), um patrocínio cultural de R$5 milhões para a Cinemateca Brasileira. A instituição é pioneira entre as empresas privadas a integrar o projeto de restauração, modernização e ampliação do complexo arquitetônico da instituição, localizada na zona sul de São Paulo. O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, será aplicado na reestruturação da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da sede atual da Cinemateca, inaugurada em 1997.

As obras incluem adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização. O objetivo é garantir acessibilidade e implementar tecnologias que tornem o espaço mais eficiente e adequado às necessidades do público contemporâneo. Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, destacou a importância da revitalização da Sala Oscarito para reposicionar a instituição como um espaço de referência na exibição cinematográfica.

“Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destaca Maria Dora Mourão.

Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto da Cinemateca prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade. Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso País”, celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

No páreo do Oscar, ‘O Agente Secreto’ chega aos cinemas nesta quinta-feira

Mauricio de Sousa completa 90 anos e é homenageado com cinebiografia

‘O Último Episódio’: filme mineiro se inspira em ‘Caverna do Dragão’ para apresentar romance

Quem matou Odete Roitman? Remake de Vale Tudo reacende o maior mistério da teledramaturgia

Petrobras vai apoiar setor audiovisual com R$ 100 milhões até 2027

Os Simpsons 2: novo filme chega aos cinemas em 2027

Últimas notícias

PF manifesta ‘preocupação’ com mudanças do relator em PL Antifacção

América vence a Chapecoense e fica a um empate de consolidar a permanência na Série B

Em jogo com homenagem para Hulk, Atlético retorna com promoção de desconto em ingressos

Influenciador que promoveu ‘caça ao tesouro’ na Praça do Papa, em BH, é condenado a pagar R$ 137 mil

Atlético prepara homenagem especial para Hulk pelo 500º gol na carreira

PROMO: Concorra a um par de ingressos para Atlético x Fortaleza

Exportações de Minas Gerais alcançam US$ 37,3 bilhões no ano e estado tem o maior superávit nacional em outubro

‘Miss Metal’: vencedora de concurso no Chile surpreende com performance vocal de death metal

Justiça decreta falência da Oi em meio a dívida de R$ 1,7 bilhão