Netflix investe R$ 5 milhões para modernização da Sala Oscarito na Cinemateca Brasileira

Siga no

A Sala Oscarito, da Cinemateca Brasileira, passará por uma reestruturação. (Foto: Reprodução/Cinemateca)

Compartilhar matéria

A plataforma de streaming Netflix anunciou, nesta quarta-feira (2/4), um patrocínio cultural de R$5 milhões para a Cinemateca Brasileira. A instituição é pioneira entre as empresas privadas a integrar o projeto de restauração, modernização e ampliação do complexo arquitetônico da instituição, localizada na zona sul de São Paulo. O investimento, viabilizado por meio da Lei Rouanet, será aplicado na reestruturação da Sala Oscarito, a primeira sala de projeção da sede atual da Cinemateca, inaugurada em 1997.

As obras incluem adequações às normas vigentes, melhorias nas instalações técnicas e modernização do sistema de climatização. O objetivo é garantir acessibilidade e implementar tecnologias que tornem o espaço mais eficiente e adequado às necessidades do público contemporâneo. Desde sua reabertura em 2022, a Cinemateca busca parceiros para viabilizar sua restauração completa, estimada em quase R$ 30 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão, destacou a importância da revitalização da Sala Oscarito para reposicionar a instituição como um espaço de referência na exibição cinematográfica.

“Esse esforço não só contribui para preservar nosso patrimônio audiovisual, mas também reposiciona a Cinemateca como um espaço de referência na exibição cinematográfica e audiovisual”, destaca Maria Dora Mourão.

Além da modernização da Sala Oscarito, o projeto da Cinemateca prevê a recuperação de alvenarias, climatização de espaços técnicos e áreas de pesquisa, implantação de paisagismo e melhorias na acessibilidade. Empresas interessadas podem contribuir por meio dos mecanismos de incentivo fiscal disponíveis, enquanto pessoas físicas podem apoiar a iniciativa pelo Programa de Amigos da Cinemateca.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É uma alegria contribuir para a revitalização de um espaço tão importante para a história do cinema brasileiro. Preservar a memória audiovisual é fundamental para manter viva a cultura brasileira, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a riqueza de seu cinema. A Netflix sempre apoiou e seguirá apoiando o cinema nacional, investindo em tecnologia, infraestrutura e, principalmente, em histórias que refletem a diversidade e o talento do nosso País”, celebrou Elisabetta Zenatti, vice-presidente de Conteúdo da Netflix no Brasil.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Entretenimento

‘O Último Episódio’: filme mineiro se inspira em ‘Caverna do Dragão’ para apresentar romance

Quem matou Odete Roitman? Remake de Vale Tudo reacende o maior mistério da teledramaturgia

Petrobras vai apoiar setor audiovisual com R$ 100 milhões até 2027

Os Simpsons 2: novo filme chega aos cinemas em 2027

Brasileira diz não saber o que é o Oscar após ser cotada para Melhor Atriz Coadjuvante

Variety aponta Wagner Moura como favorito ao Globo de Ouro por “O Agente Secreto”

Últimas notícias

Um olhar de atenção para as crianças do Brasil

COP30 terá 10 representantes do Vaticano

Cruzeiro enfrenta o Fortaleza buscando encerrar ‘jejum’ de vitórias; saiba onde assistir

Atlético encara o Corinthians em duelo direto para subir na tabela; saiba onde assistir

Atlético x Independiente del Valle: Conmebol divulga árbitro da partida de ida da semifinal

Cruzeiro em alerta contra o Fortaleza: titulares podem desfalcar time contra o Palmeiras

Depois de um mês, Alexsander volta a ser relacionado pelo Atlético

Moraes concede permissão para Bolsonaro celebrar o aniversário de 15 anos da filha

Atenção redobrada! BH tem alerta de chuva com raios e rajadas de vento