O cantor mineiro Milton Nascimento recebeu, neste ano, o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL). Esse é o terceiro tipo mais comum da doença, que afeta cerca de 2 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.
A informação foi divulgada pelo filho do artista, Augusto Nascimento, em entrevista à Revista Piauí. Segundo ele, o pai foi diagnosticado após uma viagem que os dois fizeram juntos para os Estados Unidos, de motorhome.
Pai e filho percorreram 4 mil quilômetros nas estradas do país. “Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, conta Augusto Nascimento.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, a demência é um grupo de sintomas cognitivos e sociais que interfere nas funções diárias, como, memória, linguagem e raciocínio. É uma doença crônica e progressiva que na maior parte das vezes atinge idosos, mas também pode afetar pessoas mais novas.
A DCL é uma condição caracterizada por sintomas que se confundem com o Alzheimer e com o Parkinson. À Piauí, Augusto contou que, neste ano, Milton Nascimento começou a apresentar alguns sintomas como lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias, além de alterações de apetite.