PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dia D de combate ao Aedes aegypti: 748 municípios intensificam ações de prenvenção da Dengue

Siga no

A iniciativa integra o Plano Estadual de Contingência e reforça a estratégia de antecipar medidas preventivas antes do início das chuvas (Foto: Rafael Mendes)

Compartilhar matéria

As ações serão realizadas em todo o estado, em 748 municípios, netes sábado (29/11). O dia D Minas Unida será marcado pelo combate ao Aedes aegypti e pela prevenção da Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, como Zica e Chikungunya. A ação será promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A iniciativa integra o Plano Estadual de Contingência e reforça a estratégia de antecipar medidas preventivas antes do início das chuvas.

Mutirões de limpeza, vistorias comunitárias, operações educativas e atividades orientativas serão realizadas em todo o estado com o objetivo de eliminar focos do Aedes aegypti. O esforço coletivo fortalece a queda já observada: entre 2023 e 2025, Minas Gerais reduziu em aproximadamente 90% o número de casos de dengue.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema destacou que o engajamento da população continua sendo decisivo para manter a queda dos casos no estado.

“Minas reduziu de forma importante os casos de dengue no último ano, mas não podemos descuidar. O mosquito nasce principalmente dentro das nossas casas e cada família tem um papel decisivo neste período de calor e chuvas. Eu convido você a participar das ações na sua cidade, apoiar os mutirões e, principalmente, reforçar os cuidados para eliminar qualquer foco do Aedes”, convidou o governador Romeu Zema.

Ações em Vespasiano

Nesta sexta-feira (28/11), Vespasiano, na Região Metropolitana, antecipou a mobilização e realizou atividades educativas em escolas, unidades de saúde e empresas. Equipes da SES-MG acompanharam as iniciativas, que envolveram estudantes, profissionais de saúde e colaboradores de diferentes setores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, reforçou a importância do trabalho conjunto. “Estamos fazendo um grande Dia D em todo o estado, mobilizando os municípios e engajando a sociedade nessa guerra contra o Aedes”, disse.

“O Governo de Minas investe de forma robusta para que o estado esteja preparado para o período sazonal. São R$210 milhões investidos, incluindo política de drones, descentralização do fumacê, exames disponíveis em todas as regiões e capacitações das equipes”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

O Governo de Minas destinou R$23,6 milhões para ações emergenciais e repassou R$35,1 milhões aos consórcios intermunicipais para o controle vetorial. Outros R$47,3 milhões estão previstos para os próximos anos, com foco no fortalecimento contínuo das equipes de vigilância.

Ações educativas

Na Escola Municipal Elza Maria Drumond Toledo, estudantes participaram de rodas de conversa, atividades de sensibilização e visitas monitoradas. Para a diretora Edvânia Marcia de Paula Luz, envolver as crianças amplia o alcance da mobilização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A mobilização na escola é uma das ações mais importantes, porque aqui estão as nossas crianças, fiscalizadoras daquilo que não está certo. Nossa comunidade é participativa e abraça as causas da escola. Onde tem criança, a força é muito maior”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde também promoveu atividades orientativas em locais de grande circulação, recolhimento de pneus e mobilizações comunitárias. Segundo o secretário Marcelo de Alcântara, a participação superou expectativas.

“Vespasiano está realizando inúmeras ações, como atividades em grupos operativos, blitz educativas, panfletagem e mobilizações nas estações do Move. Fizemos um grande movimento envolvendo a sociedade civil, os serviços de saúde e empresas”, explicou.

Prevenção em casa

A maior parte dos focos do Aedes é encontrada dentro das residências. As equipes reforçam práticas simples, como tampar caixas d’água, limpar calhas, eliminar objetos que acumulam água, descartar recipientes corretamente e manter quintais limpos. O período sazonal ocorre de dezembro a maio, quando calor e chuvas favorecem a reprodução do mosquito. A mobilização busca ampliar a proteção antes do pico histórico, registrado entre fevereiro e abril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Com Agência Minas

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Justiça impede mineração na Serra do Curral e impõe aval do Ibama para desmate na área

Drift na mira: operação investiga influenciadores da Grande BH

Inscrições para concurso do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais terminam nesta quarta-feira

Prefeitura de BH abre nova licitação para a construção do BRT Amazonas

Obras na BR-040 vão alterar o trânsito no acesso ao Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima

Motorista morre após caminhão cair em ribanceira na BR-251, em Salinas

Últimas notícias

Croácia vence por 1 a 0 e elimina o Panamá da Copa do Mundo

Erika Hilton acusa direção do PSOL de quebrar acordos na divisão de verbas eleitorais

Popularidade de Donald Trump cai para 34% e atinge o menor patamar do segundo mandato

Relator define ‘desvios éticos’ de juízes e CNJ começa a julgar fim da ‘aposentadoria-prêmio’

Onde assistir Brasil x Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo

Oposição aciona TCU e TSE contra publicidade do governo Lula sobre escala 6×1

Livro ‘Direito de Barragens’ debate avanços na segurança de barragens após tragédias em Mariana e Brumadinho

Dólar sobe a R$ 5,1874 com aversão ao risco e juros nos EUA no radar

Gana faz jogo duro e segura empate contra a Inglaterra na Copa do Mundo