PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dia D de combate ao Aedes aegypti: 748 municípios intensificam ações de prenvenção da Dengue

Siga no

A iniciativa integra o Plano Estadual de Contingência e reforça a estratégia de antecipar medidas preventivas antes do início das chuvas (Foto: Rafael Mendes)

Compartilhar matéria

As ações serão realizadas em todo o estado, em 748 municípios, netes sábado (29/11). O dia D Minas Unida será marcado pelo combate ao Aedes aegypti e pela prevenção da Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito, como Zica e Chikungunya. A ação será promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A iniciativa integra o Plano Estadual de Contingência e reforça a estratégia de antecipar medidas preventivas antes do início das chuvas.

Mutirões de limpeza, vistorias comunitárias, operações educativas e atividades orientativas serão realizadas em todo o estado com o objetivo de eliminar focos do Aedes aegypti. O esforço coletivo fortalece a queda já observada: entre 2023 e 2025, Minas Gerais reduziu em aproximadamente 90% o número de casos de dengue.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governador Romeu Zema destacou que o engajamento da população continua sendo decisivo para manter a queda dos casos no estado.

“Minas reduziu de forma importante os casos de dengue no último ano, mas não podemos descuidar. O mosquito nasce principalmente dentro das nossas casas e cada família tem um papel decisivo neste período de calor e chuvas. Eu convido você a participar das ações na sua cidade, apoiar os mutirões e, principalmente, reforçar os cuidados para eliminar qualquer foco do Aedes”, convidou o governador Romeu Zema.

Ações em Vespasiano

Nesta sexta-feira (28/11), Vespasiano, na Região Metropolitana, antecipou a mobilização e realizou atividades educativas em escolas, unidades de saúde e empresas. Equipes da SES-MG acompanharam as iniciativas, que envolveram estudantes, profissionais de saúde e colaboradores de diferentes setores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, reforçou a importância do trabalho conjunto. “Estamos fazendo um grande Dia D em todo o estado, mobilizando os municípios e engajando a sociedade nessa guerra contra o Aedes”, disse.

“O Governo de Minas investe de forma robusta para que o estado esteja preparado para o período sazonal. São R$210 milhões investidos, incluindo política de drones, descentralização do fumacê, exames disponíveis em todas as regiões e capacitações das equipes”, reforçou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

O Governo de Minas destinou R$23,6 milhões para ações emergenciais e repassou R$35,1 milhões aos consórcios intermunicipais para o controle vetorial. Outros R$47,3 milhões estão previstos para os próximos anos, com foco no fortalecimento contínuo das equipes de vigilância.

Ações educativas

Na Escola Municipal Elza Maria Drumond Toledo, estudantes participaram de rodas de conversa, atividades de sensibilização e visitas monitoradas. Para a diretora Edvânia Marcia de Paula Luz, envolver as crianças amplia o alcance da mobilização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A mobilização na escola é uma das ações mais importantes, porque aqui estão as nossas crianças, fiscalizadoras daquilo que não está certo. Nossa comunidade é participativa e abraça as causas da escola. Onde tem criança, a força é muito maior”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde também promoveu atividades orientativas em locais de grande circulação, recolhimento de pneus e mobilizações comunitárias. Segundo o secretário Marcelo de Alcântara, a participação superou expectativas.

“Vespasiano está realizando inúmeras ações, como atividades em grupos operativos, blitz educativas, panfletagem e mobilizações nas estações do Move. Fizemos um grande movimento envolvendo a sociedade civil, os serviços de saúde e empresas”, explicou.

Prevenção em casa

A maior parte dos focos do Aedes é encontrada dentro das residências. As equipes reforçam práticas simples, como tampar caixas d’água, limpar calhas, eliminar objetos que acumulam água, descartar recipientes corretamente e manter quintais limpos. O período sazonal ocorre de dezembro a maio, quando calor e chuvas favorecem a reprodução do mosquito. A mobilização busca ampliar a proteção antes do pico histórico, registrado entre fevereiro e abril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Com Agência Minas

Compartilhar matéria

Siga no

Wagner Vidal

Jornalista com 25 anos de atuação no mercado. No telejornalismo desenvolveu as funções de repórter, apresentador, editor de textos e roteirista. Acumula também experiência em Assessoria de Comunicação governamental, com gestão de pessoas e gerenciamento de crises. Atualmente é coordenador de conteúdo multimídia na Rede 98.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Governo de Minas lança campanha para ampliar acesso a tarifas sociais de água e energia

Restauração de esculturas sacras desfigura imagens e vira piada em Carmo do Cajuru

Menina de 2 anos morre após ser atropelada por caminhão de lixo em MG; motorista é detido

Risco de queda de cascas de coqueiros na Av. Barbacena liga o alerta em BH

Rede de supermercados é condenada por descumprir regras trabalhistas durante jogos do Brasil na Copa

Câmara de BH vota nesta quinta-feira empréstimo de R$ 1 bi para obras no Anel Rodoviário

Últimas notícias

Sessão gratuita de “Medusa” marca reta final da mostra ‘Mulheres Mágicas’ em BH

Bolsonaro deve ser mantido em prisão domiciliar por problemas de saúde

Dólar cai no dia a R$ 5,06 com acordo EUA-Irã no radar e recua 1,86% na semana

Ancelotti prevê Neymar integrado ao grupo da seleção na próxima semana

Orquestra Infantojuvenil abre 200 vagas em BH para estudantes da rede municipal

Ancelotti define time para estreia do Brasil na Copa; veja a provável escalação

Lula lança crédito para motos e bikes elétricas e diz que entregadores deixam de ser ‘invisíveis’

Seleção Brasileira inova com equipamento da NFL em treino antes da estreia na Copa

Rádio 98 FM completa 57 anos e celebra trajetória como a primeira FM estéreo da América Latina