O Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (01) 12 leitos semi-intensivos no Hospital Infantil João Paulo II. A ação faz parte de um plano de contingência para ampliar a capacidade assistencial durante o próximo período de sazonalidade de doenças respiratórias
Durante o período do Outono e Inverno, os números de doenças respiratórias tem a tendência de alta. Em 2023 e 2024, por exemplo, o próprio Hospital João Paulo II registou uma média mensal de 534 internações pediátricas, o que representa uma alta de 39,43% em relação aos demais meses do ano. Além disso, o Pronto Atendimento realizou 4.721 atendimentos no mês, com uma alta de 47,07%.
No evento de inauguração na manhã de hoje, o secretário de estado de Saúde, Fábio Bacheretti, destacou que doenças respiratórias acontecerão. Mas, afirmou que o hospital está pronto para atender as crianças. No entanto, Bacheretti também ressaltou a necessidade da vacinação de todos.
Uma das preocupações da Secretaria é, justamente, a cobertura vacinal contra doenças respiratórias. Em 2024, a cobertura vacinal geral foi de 60,71%. O quadro mais crítico foi a de gestantes, que ficou na casa dos 43%. Para isso, campanhas de vacinação e conscientização serão realizadas ao longo deste período.
Aboviroses
Em relação as doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos, mais precisamente as doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty, o secretário confirmou que 2025 foi um ano positivo. Bacheretti considerou este ano como um ano “quase normal” para o cenário epidemiológico.
Além disso, segundo o secretário de saúde, apesar das doenças ainda estarem sendo transmitidas, neste momento a tendência é de queda em todo o Estado.