O influenciador paraibano Hytalo Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (15/8) em São Paulo. Ele é alvo de investigações conduzidas pelo Ministério Público da Paraíba e pelo Ministério Público do Trabalho, que apuram suposta exploração e exposição de crianças e adolescentes em vídeos publicados nas redes sociais.
Desde a divulgação do conteúdo, no dia 6, a Justiça da Paraíba autorizou medidas como busca e apreensão, em resposta a uma ação civil pública apresentada pelo MPPB.
Confira o momento em que Hytalo Santos e o marido são presos em São Paulo.
Repercussão nacional
As apurações ganharam destaque após o youtuber Felca, denunciar em um vídeo a prática de “adultização” de menores. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira (14/8), que vai propor na próxima terça-feira (19) a votação em regime de urgência do projeto de lei 2628/2022, que cria um Estatuto da Criança e do Adolescente voltado ao ambiente digital. O texto, relatado por Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e de autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), já foi aprovado pelo Senado e conta com apoio do governo Lula.
A proposta estabelece regras para proteger crianças e adolescentes na internet, incluindo segurança de dados e restrições à publicidade infantil. A pauta ganhou força após um vídeo do youtuber Felca denunciar casos de sexualização de menores nas redes sociais.
Outros 60 projetos sobre o tema estão em análise na Câmara. Na semana passada, a votação foi adiada devido à obstrução da oposição.