Cidade mineira proíbe comércio e consumo de álcool em praças

Siga no

Lei publicada na última terça-feira tornou proibida a venda, o porte e o consumo de bebidas alcóolicas nas praças de Conselheiro Pena (Google Street View/Reprodução)

Compartilhar matéria

Moradores de Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, não poderão mais beber nas praças públicas da cidade mineira. Lei sancionada pela prefeita Nádia Dutra França (PMB) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última terça-feira (25/3) tornou “expressamente proibida” a venda, o porte e o consumo de bebidas alcóolicas nesses espaços públicos.

Segundo a lei, aqueles que forem flagrados tomando uma gelada nas praças do município serão notificados pela equipe técnica do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e advertidos sobre a infração cometida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em caso de resistência em deixar a bebida de lado, a equipe irá apreender o produto com o apoio da Polícia Militar. O infrator ainda será orientado a comparecer ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município em até cinco dias para participar de palestras e cursos de conscientização sobre os riscos e consequências do consumo imoderado de álcool.

A fiscalização e o cumprimento a lei serão de responsabilidade dos órgãos municipais, que poderão solicitar o apoio da Polícia Militar quando necessário. A proibição não se aplica a eventos públicos e privados que tenham sido comunicados e autorizados pela prefeitura.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa pauta é debatida na cidade há alguns anos. Em 2021, a Secretaria Municipal de Assistência Social do município apresentou ao Câmara Municipal um plano de ação para a redução do consumo de álcool por moradores em situação de rua nas praças. Na época, a pasta buscava oferecer assistência a população com dependência química.

Outra cidade mineira foi pelo mesmo caminho de Conselheiro Pena e decidiu proibir o consumo de álcool nas praças. Se trata de Recreio, na Zona da Mata. Em 2021, foi publicada uma lei que proíbe beber em praças e outros espaços públicos.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Minas tem alerta para baixa umidade do ar; regiões podem chegar a menos de 30%

Superávit recorde: Minas Gerais vendeu R$ 21,2 bi a mais do que comprou de outros estados

Brasil lidera conservação privada e mira remuneração por floresta em pé

Belo Horizonte tem média de 15 furtos de casas por dia em 2025; férias acendem alerta

ExpoFavela Minas 2025 começa nesta sexta com foco em negócios das periferias

Sergio Leite, ex-presidente da Usiminas, morre aos 72 anos

Últimas notícias

Relatório do Banco Central reforça juro alto até 2027 — mas mercado discorda

O poder do não na liderança

Medo de falar? Seu corpo só está tentando te proteger

Novos radares da BR-040 passam a multar motoristas infratores a partir de sexta-feira

Hospital Infantil São Camilo completa 45 anos com foco em tecnologia e ampliação do atendimento

Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial

Cruzeiro assume liderança do ranking de invencibilidade do Brasileirão

Tarifa Zero em BH: um projeto sem responsabilidade fiscal

Roscoe alerta para risco fiscal e defende estabilidade para atrair investimentos ao Brasil