Vai ter aula nas escolas estaduais de MG no dia do jogo do Brasil? A resposta é: depende da decisão de cada unidade de ensino. Nesta segunda-feira (29/6), quando a Seleção Brasileira enfrentará o Japão pela Copa do Mundo, o Governo de Minas autorizou as escolas a suspenderem o dia letivo ou as atividades dos turnos da tarde e da noite. Além disso, alguns serviços públicos do Estado terão horário especial de funcionamento.
Segundo o governo, a suspensão das aulas não será obrigatória. Cada escola poderá decidir se interrompe ou não as atividades, desde que obtenha autorização da SRE (Superintendência Regional de Ensino) e apresente um cronograma de reposição do conteúdo para cumprir o calendário letivo.
Vai ter aula nas escolas estaduais no dia do jogo do Brasil?
A autorização vale para os dias em que as partidas da Seleção Brasileira ocorerrem às 14h ou às 16h. Assim, na segunda-feira, as escolas estaduais poderão dispensar os estudantes durante todo o dia ou apenas nos turnos da tarde e da noite.
Como a decisão é descentralizada, pais e responsáveis devem consultar diretamente a direção da escola para confirmar se haverá aulas normalmente.
UAIs encerram atendimento ao meio-dia
As UAIs (Unidades de Atendimento Integrado) funcionarão apenas até as 12h. Em Belo Horizonte, as unidades abrem às 7h, enquanto no interior o atendimento começa às 8h. Após o meio-dia, os atendimentos presenciais serão encerrados, mas diversos serviços continuarão disponíveis pelos canais digitais do Governo de Minas.
Ipsemg e Farmácia de Minas
A assistência à saúde prestada pelo Ipsemg seguirá normalmente. Já as Unidades Regionais e as UAIs vinculadas ao instituto encerrarão o expediente às 12h.
Na Farmácia de Minas, o funcionamento será diferente conforme a cidade. A unidade regional de BH, além das unidades de Itabira e Montes Claros, manterão o horário habitual, das 7h às 18h30.
As unidades de Alfenas, Diamantina, Ituiutaba, Januária, Passos, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Sete Lagoas e Uberlândia atenderão até as 13h. Em Manhumirim e Varginha, o expediente seguirá até as 13h30. Já Divinópolis, Ponte Nova e Ubá funcionarão somente até as 12h, enquanto Uberaba encerrará o atendimento às 11h30.
Não haverá expediente nas unidades de Barbacena, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Leopoldina, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Unaí. Em São João del-Rei, a unidade permanecerá fechada devido ao feriado municipal de São Pedro.
Hemominas mantém atendimento
As unidades da Hemominas funcionarão normalmente durante a segunda-feira. A única exceção será o Hemonúcleo de Patos de Minas, que atenderá excepcionalmente das 7h às 11h, em vez do horário tradicional da tarde.
Museus e espaços culturais terão alterações
Os equipamentos culturais administrados pelo Governo de Minas também terão mudanças no expediente.
A Biblioteca Pública Estadual abrirá apenas das 8h às 12h. Já o Centro de Arte Popular, o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, o Museu Casa Guignard, o Museu Casa Guimarães Rosa, o Museu Mineiro, os Museus dos Militares Mineiros e o Palácio da Liberdade permanecerão fechados.
No Palácio das Artes, apenas o balcão de informações funcionará, entre 9h30 e 12h. As galerias estarão fechadas durante todo o dia.
Com Agência Brasil
