PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dólar supera R$ 5,50 com tarifas de Trump sobre o Brasil

Siga no

O dólar fechou acima de R$ 5,50 pela primeira vez desde o fim de junho (Foto: Freepik)

Compartilhar matéria

Em um dia de reversão de expectativas no mercado financeiro, o dólar fechou acima de R$ 5,50 pela primeira vez desde o fim de junho. A bolsa de valores caiu mais de 1% e emendou a terceira perda consecutiva.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira (9) vendido a R$ 5,503, com alta de R$ 0,058 (+1,06%). A cotação operou com pequena alta até por volta das 14h30, mas disparou após o presidente estadunidense, Donald Trump, ameaçar impor uma tarifa aos produtos brasileiros nos Estados Unidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No fim da tarde, a moeda subiu ainda mais após Trump divulgar uma carta em que anuncia uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros nos Estados Unidos a partir de agosto.

A última vez em que a moeda norte-americana tinha fechado acima de R$ 5,50 tinha sido em 25 de junho. Com o desempenho desta quarta-feira, a moeda estadunidense passou a subir 1,26% em julho. Em 2025, a divisa cai 10,97%.

O dia também foi turbulento na bolsa de valores. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 137.481 pontos, com queda de 1,31%. Quase todas as ações caíram nesta quarta-feira, em dia de liquidez baixa por causa do feriado de 9 de julho em São Paulo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na carta, Trump citou o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, para justificar o ataque ao Brasil. Também mencionou ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) contra apoiadores do ex-presidente brasileiro que mantêm residência nos Estados Unidos.

O presidente estadunidense justificou a medida tarifária citando ainda supostos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com ministros no Palácio do Planalto nesta noite para definir uma resposta. No primeiro semestre, a balança comercial foi favorável aos Estados Unidos, com o Brasil importando US$ 1,675 bilhão a mais do que exportou ao país.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Fazenda estima impacto de R$ 140 bilhões e ameaça ir ao STF contra renegociação de dívidas rurais

Dólar fecha em leve queda com núcleo de CPI dos EUA subindo menos do que o esperado

Petróleo fecha em alta com promessa de Trump de mais ataques ao Irã e estoques nos EUA

TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2025 

Dólar encerra em leve baixa, em sintonia com movimento global

Novo Desenrola limpa o nome de 4 milhões de pessoas com dívidas de até R$ 100

Últimas notícias

Toffoli propõe 60 dias para big techs se adequarem a regras do STF

Após aprovação de ‘pautas-bomba’ no Senado, Gilmar Mendes alerta para gastos sem fonte de custeio

Fundo do Pré-Sal para dívidas do agro; entenda o projeto aprovado pelo Senado

‘Famílias estão sendo destruídas pelo endividamento’, diz Wagner após suspensão de projeto contra bets

Irã anuncia fechamento do Estreito de Ormuz após nova ofensiva dos Estados Unidos

‘Novo Cissé’: Atlético se aproxima de contratação de nova joia africana

EUA realizam nova ofensiva contra o Irã pelo segundo dia consecutivo

Lula anuncia ofensiva contra receptação de celulares roubados e quer usar Correios para devolução dos aparelhos

Lula compara protestos no México às manifestações de 2013 no Brasil e alerta para atuação da extrema direita