Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Peça um Rock
Anuncie Aqui
  • Ao vivo
  • BH e região
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Economia
  • Política
  • Custo Brasil
  • Colunistas
  • DLI Zap
  • Plateia 98
  • Assine a Update
  • Ao vivo
  • BH e região
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Economia
  • Política
  • Custo Brasil
  • Colunistas
  • DLI Zap
  • Plateia 98
  • Assine a Update
  • Ao vivo
  • Ao vivo
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não é só trânsito: por que a mobilidade urbana afeta nossa qualidade de vida

Por

Sérgio Myssior

Sérgio Myssior
  • 07/08/2025
  • 12:18

Siga no

Enquanto um ônibus pode transportar em média 70 passageiros, um carro leva, em geral, apenas duas pessoas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Enquanto um ônibus pode transportar em média 70 passageiros, um carro leva, em geral, apenas duas pessoas (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Hoje vamos falar sobre o transporte que temos — e também sobre aquele que precisamos construir. Porque transporte não é só deslocamento: é por meio da mobilidade urbana que a gente chega ao trabalho, à escola, ao posto de saúde e acessa as opções de lazer.

E envolve também o transporte de cargas e mercadorias, ou seja, é o elo entre a cidade e a nossa vida cotidiana. Mas esse elo, na maior parte das cidades brasileiras, está ficando cada vez mais longo, oneroso, pesado — e consumindo uma parte importante da nossa jornada diária de trabalho.

Segundo a Pesquisa CNT de Mobilidade Urbana, realizada em 2024, nas 319 cidades com mais de 100 mil habitantes, quem vai trabalhar percorre em média 13,5 km. Para estudar, são praticamente 11 km. E para buscar atendimento em saúde, 9 km em média.

Esses números mostram o que muita gente já sabe e sente: as cidades estão se espalhando, e as pessoas moram cada vez mais longe das oportunidades. Isso significa mais tempo no trânsito, mais cansaço e, naturalmente, menos qualidade de vida.

Mas o que a gente vê na prática?

Muita gente partindo para o transporte individual — carro e moto. Mais da metade da população entrevistada já tem carro próprio, e mais de 20% conta com uma moto. Ou seja: o transporte coletivo, que deveria ser a espinha dorsal da mobilidade urbana, hoje representa menos de 32% de todas as viagens realizadas.

Enquanto um ônibus pode transportar em média 70 passageiros, um carro leva, em geral, apenas duas pessoas. Então, não são as ruas que estão apertadas e insuficientes. É a forma de locomoção que precisa ser repensada.

E por que tanta gente deixou de usar o ônibus?

Porque ele deixou de atender bem. Os principais motivos citados na pesquisa foram: falta de conforto, falta de flexibilidade, tempo excessivo de viagem e tarifa elevada. Quase 57% das pessoas disseram que deixaram de usar o ônibus ou reduziram seu uso nos últimos anos.

Mas tem um dado que chama a atenção: 63,5% dos entrevistados afirmam que poderiam voltar a usar o transporte coletivo se esses problemas fossem resolvidos. Ou seja, a população não é contra o ônibus, mas está contra um sistema que não atende bem e que tem uma série de falhas.

E até quem usa carro enfrenta dificuldades: preços dos combustíveis, engarrafamentos, falta de vagas e estacionamentos cada vez mais caros.

O que isso tudo revela?

Que as cidades precisam ser repensadas. Moradia, trabalho, educação e saúde precisam estar mais próximos. E o transporte coletivo precisa voltar a ser prioridade — com mais conforto, frequência, integração física, modal e tarifária. E, claro, com uma tarifa justa.

No fim das contas, mobilidade é muito mais do que ir e vir. É sobre desenvolvimento, dignidade e qualidade de vida.

É isso aí. Até semana que vem — porque a cidade que se move é a cidade que melhora.

Compartilhar matéria

Gostou desta notícia?

→ Comece seus dias sempre atualizado com o que rola de relevante nos negócios, economia e tecnologia em Minas Gerais, no Brasil e no Mundo.

98 News

Siga no

Sérgio Myssior

Sérgio Myssior

Diretor do Grupo MYR e professor da Fundação Dom Cabral. Arquiteto e urbanista, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. Fundador e presidente do Instituto Bem Ambiental (IBAM), integra o Conselho Editorial da Revista Ecológico. Foi conselheiro do CAU/MG, do Conselho de Meio Ambiente, vice-presidente do IAB/MG e presidente do Gemarq/Asbea MG. Atuou por 9 anos como comentarista na rádio CBN nos programas "Mais BH" e "A BH que queremos".

Webstories

A história do jogo de Campeonato Mineiro que Ronaldo Fenômeno nunca esqueceu

Cinco ‘podrões’ imperdíveis na Grande BH

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Glifosato: A morte mora ao lado?

Paulo Leite: O palanque mineiro de Flávio Bolsonaro passa por Flávio Roscoe

Dia Mundial do Leite: comemorar, sim, mas sem fingir que está tudo bem

Kalil se encontra com presidente nacional do PT, mas diz: “Nada mudou”

Sábado: o dia em que até Deus pediu licença

Governo erra no tom e foge do tamanho real do problema

Últimas notícias

Equatorial vence processo de privatização da Copasa e será investidora estratégica

Mesmo após lançamento de Jarbas, PSB prepara prévias para definir candidato ao governo; veja os nomes

Atlético recebe sondagens por Lyanco e toma decisão sobre o futuro do zagueiro

Comissão marca depoimentos no processo que pode levar à cassação de Lucas Ganem

NASA encerra missão da sonda MAVEN após perda definitiva de contato com Marte

BH terá operação de trânsito no entorno da Rodoviária para o feriado de Corpus Christi

Lula diz que irá ao G7 para “colocar ordem na casa” após novas ameaças tarifárias dos EUA

Cruzeiro recebe proposta oficial do Betis por Kaiki e avalia venda

STF acaba com idade mínima para aposentadoria especial de trabalhadores expostos à insalubridade

  • Notícias
  • Auto
  • BH e Região
  • Brasil
  • Carreira
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Minas Gerais
  • Mundo
  • Política
  • Tecnologia
  • Esportes
  • América
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Futebol em Minas
  • Futebol no Brasil
  • Futebol no Mundo
  • Mais Esportes
  • Seleção Brasileira
  • Entretenimento
  • Agenda
  • Cinema, TV e Séries
  • Famosos
  • Nas Redes
  • Humor
  • Música
  • Programas 98
  • Rock Insônia
  • No Fundo do Baú
  • Central 98
  • 98 Esportes
  • Buenos Días
  • 98 Futebol Clube
  • Ricardo Amado
  • Catimba 98
  • Graffite
  • Barba, Cabelo e Bigode
  • Preleção
  • Jornada Esportiva
  • Giro na Gringa
  • Os Players
  • Matula
  • Buteco
  • Cadeira Cativa
  • Tudo Menos Futebol
  • Redes Sociais 98
  • @rede98oficial
  • @rede98oficial
  • /rede98oficial
  • @98live
  • @98liveesportes
  • @98liveshow
  • @rede98oficial
  • Redes Sociais 98 News
  • @98newsoficial
  • @98newsoficial
  • /98newsoficial
  • @98newsoficial
  • /98-news-oficial

Baixe Nosso Aplicativo

Siga a Rede 98 no

  • Ao Vivo na 98
  • Contato
  • Anuncie na 98
  • Termos de Uso e Política de Privacidade

Rede 98 © 2021-2025 • Todos os direitos reservados

Avenida Nossa Senhora do Carmo, 99, Sion - 30.330-000 - Belo Horizonte/MG

  • Ao vivo
  • Plateia 98
  • Assine a Update
  • Notícias
  • BH e região
  • Brasil
  • Economia
  • Imersão Indústria
  • Custo Brasil
  • Meio Ambiente
  • Mercado Automotivo
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Esportes
  • América
  • Atlético
  • Cruzeiro
  • Futebol no Mundo
  • Mais Esportes
  • Olimpíadas
  • Seleção Brasileira
  • Entretenimento
  • Agenda
  • Famosos
  • Gastronomia
  • Humor
  • Música
  • Redes