Domingos Martins está localizada na região serrana do Espírito Santo, a aproximadamente 50 km de distância de Vitória, a capital do estado. A cidade faz parte da IGR Montanhas Capixabas, juntamente com outros 9 municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
Quais as curiosidades de Domingos Martins?
- A cidade recebeu o nome de Domingos Martins em 1891, em homenagem a um herói da Revolução Pernambucana de 1917 que lutou pela independência do Brasil;
- Domingos Martins foi colonizada por imigrantes alemães e pomeranos, sendo essa herança percebida no cotidiano da cidade: na arquitetura enxaimel representada por estrutura de madeira com tijolos de barro, na gastronomia com pratos típicos, na língua que ainda é falada por parte da população, nas músicas e danças típicas;
- Domingos Martins é conhecida como a “Cidade Verde” devido a sua paisagem exuberante em uma região montanhosa e a preservação da Mata Atlântica.

O que conhecer em Domingos Martins?
- Parque Estadual da Pedra Azul: É o principal cartão-postal da região, famoso pela imponente formação rochosa de granito azulado que mede 1882 metros de altura, e muda de cor ao longo do dia, oferecendo trilhas e piscinas naturais.
- Praça Arthur Gerhardt: É a praça principal da cidade, que abriga a histórica Igreja Luterana (com torre), um monumento em homenagem aos imigrantes, e um termômetro gigante. É um ponto central de convivência e eventos.
- Centro Cultural Hotel Imperador: Localizada em frente a praça principal, é onde fica a Casa da Cultura.
- Rua do Lazer: Uma rua charmosa “fechada” no centro da cidade, repleta de restaurantes, cafés, lojas e artesanato, ideal para caminhar desfrutando e aproveitando a atmosfera tranquila.
- Rua das Flores de Campinho: É uma ruazinha “fechada” ao lado da praça principal que é altamente instagramável. Possui lojinhas de artesanatos bauernmarelei, técnica de pintura germânica criada por camponeses da Alemanha, Áustria e Suíça, Patrimônio Cultural Imaterial de Domingos Martins e Patrimônio Cultural do Estado do Espírito Santo.

Dica #seliganatrip
- Vivenciar a cultura alemã da cidade, especialmente em relação a gastronomia [chucrute, eisbein (joelho de porco), kassler (lombo de porco defumado), salsichas alemãs e apfelstrudel (torta de maçã)] e ao artesanato bauernmarelei.
- Visitar experiências de , agroturismo: colheita de morango, apiário, café especial, cachaça, biscoitos e fábrica de laticínios.
Quer saber mais sobre a minha viagem para Domingos Martins e outras dicas de destinos? É só seguir, curtir e maratonar o nosso perfil no Instagram @seliganatrip.oficial. Até a nossa próxima trip!
