Você conhece os principais réveillons do mundo?

Siga no

Fogos de artifício (Foto: freepik.com)

Compartilhar matéria

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “acordar” ou “recomeçar”. Assim, réveillon significa o despertar do novo ano. Para muitas pessoas esse momento tem um significado muito importante por ser o início de um novo ciclo, um novo momento ou uma nova fase. Existem aqueles que acreditam que é preciso começar o novo ano com o pé direito.

Qual o primeiro réveillon do mundo?

Kiritimati (Ilha no Pacífico), Samoa (país na Oceania) e Tonga (reino polinésio com mais de 170 ilhas do Pacífico Sul) são os primeiros países a comemorar o Ano Novo, devido ao fuso horário de 14 horas à frente da hora universal. Em relação ao Brasil, esse fuso horário corresponde a 17 horas em relação a hora oficial de Brasília. Na prática, Sydney, na Austrália, é considerado como sendo o primeiro grande réveillon do planeta. O show pirotécnico em Sydney Harbour deixa os famosos pontos turísticos da cidade, como a Sydney Opera House e Sydney Harbour Bridge, ainda mais espetaculares.

Quais os mais famosos réveillons do mundo?

Rio de Janeiro, Brasil
O Réveillon da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro é considerado para muitos, o melhor réveillon do planeta. Conhecido internacionalmente pela sua grandiosidade e energia contagiante, a queima de fogos é um espetáculo com duração de 12 minutos na Praia de Copacabana. Vale destacar que ainda são montados 13 palcos espalhados pela cidade com programação musical variada, sendo que nessa edição a novidade será um palco dedicado exclusivamente a música gospel. O Rio de Janeiro recebe turistas de todo o mundo para participar do réveillon e na capital carioca também acontecem festas privadas em locais turísticos, hotéis e nas coberturas e/ou rooftops dos edifícios mais simbólicos, como o Copacabana Palace e Fasano, e nos navios de cruzeiro, que ficam próximos à orla na noite da virada.
Nova York, Estados Unidos
Uma das mais impactantes e emocionantes festas de Réveillon do mundo acontece na Big Apple, mais precisamente no coração de Nova York: na Times Square. Em um dos prédios mais altos da cidade, uma multidão se aglomera para acompanhar a tradicional descida da New Year’s Eve Ball, popularmente conhecida como a “bola gigante”. Depois da contagem regressiva da chegada do novo ano, no momento exato da virada do ano, a bola estoura e começa uma enorme chuva de papéis coloridos com fogos de artifício. 

Quais outros réveillons merecem destaque?

Dubai, Emirados Árabes Unidos: O réveillon é realizado no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, que conta com uma cascata coreografada de fogos de artifício, que saem pelos 828 metros de altura e 163 andares da torre. 

Londres, Inglaterra: O réveillon em Londres é um dos mais incríveis do mundo. As celebrações ocorrem nas proximidades do Palácio de Westminster e na London Eye, tradicionais atrativos turísticos da capital. O destaque é a contagem regressiva do Big Ben, o relógio mais famoso do planeta e a London Eye, roda gigante com mais de 130 metros de altura, de onde é realizado um show pirotécnico com fogos de artifício. 

Quer saber mais sobre viagens e dicas de roteiros? É só seguir e maratonar o nosso Instagram [@seliganatrip.oficial]. Até o nosso próximo destino!

Compartilhar matéria

Siga no

Cristiano Lopes

Turismólogo e jornalista. Colunista de turismo da Rede 98. Apresentador do #SeLigaNaTrip no Central 98 - I edição. Atua no mercado turístico há mais de 30 anos.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Colunistas

Senado aprova nova regra de lucros e dividendos: empresas do simples devem pagar a maior parte da conta

Minas entra na lista dos melhores destinos de 2026: eu te conto o motivo!

COPASA: o fim do referendo e o início da razão

Chuvas em Belo Horizonte: o alerta que se repete

No baralho da política mineira, as cartas se embaralham de novo

A segurança pensada em Brasília com o Brasil fora da discussão

Últimas notícias

Acordo que define reassentamento de famílias às margens da BR-381 será homologado nesta sexta

Exportações brasileiras batem recorde em outubro, apesar de tarifaço

Nos pênaltis, Atlético vence o Flamengo e se classifica na Copa do Brasil Sub-20

Atlético: destaques com Sampaoli viram desfalque para partida contra o Sport

Cruzeiro perde titular para enfrentar o Fluminense

Atlético está matematicamente livre do rebaixamento? UFMG responde

Eventos em BH terão restrições nos dias de aplicação do Enem

Muito quente! 2025 deve bater recorde de calor, diz OMM

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética