Vem com a gente e curta uma viagem no tempo, cheia de nostalgia e muito rock com o Rei Elvis Presley. Tem show, disco, filme. Aproveite essas dicas ao máximo, afinal, você só vai comemorar o dia do rock, aqui no Brasil, neste domingo (13/7). É isso mesmo. Se você é daquelas pessoas que adoram mergulhar de cabeça quando celebra algo que gosta muito, este roteiro é todo seu. Pesquisamos o que há de melhor do Rei do Rock and Roll.
A data é celebrada no Brasil desde os anos 1990, com eventos de rock e homenagens aos maiores ícones do gênero. Um desses ícones (se não o maior), claro, é Elvis Presley, morto em agosto de 1977. Até hoje, o artista é mencionado como uma das figuras culturais mais importantes do século XX.
Hit dos românticos
Então, bora celebrar o Dia Mundial do Rock com o rei do gênero, Elvis Presley? Para começar o dia de forma calma, ouça à uma das músicas que fizeram estrondoso sucesso na voz do cantor, “Can’t Help Falling in Love”, disponível nas principais plataformas de streaming.
Ah! E uma curiosidade. “Can’t Help Falling in Love” foi composta com base na música francesa “Plaisir D’amour”, uma composição popular de 1784, criada por Jean-Paul-Egide Martini. A versão de Presley foi gravada para a trilha sonora do filme “Blue Hawaii”, de 1961, e imortalizada na voz do astro.
Performance mais icônica
Seguindo o dia, é hora de ver Elvis Presley brilhar ao vivo. Assista a uma de suas performances mais icônicas, “If I Can Dream” no “’68 Comeback Special”, de 1968. O programa foi um especial para marcar o retorno do artista à indústria musical, uma vez que ele havia sumido dos holofotes por quatro anos.
Vestido de branco dos pés à cabeça e com os icônicos topete e costeleta, o Rei do Rock se entregou aos vocais na apresentação de “If I Can Dream”, música feita especialmente para o seu retorno e que também encerra o ’68 Comeback Special. Só no YouTube de Presley, a performance possui mais de 72 milhões de visualizações.
Álbum de estreia: captura de Presley
Agora que você teve um gostinho do trabalho de Elvis, é hora de ouvir um álbum completo, neste caso, o homônimo “Elvis Presley”, lançado em 1956 e também disponível nos principais streamings. O disco foi o primeiro da carreira do cantor, produzido pela RCA (atual Sony/BMG).
Dê atenção para “Blue Suede Shoes” e “Tutti Frutti”, sucessos do projeto. À época do lançamento, Elvis Presley passou dez semanas em primeiro lugar na parada de álbuns pop da Billboard, tendo sido o primeiro álbum de rock a atingir tal feito. Além disso, foi o primeiro disco do gênero a alcançar um milhão de vendas.
Hora da pipoca
Após dançar com o rock divertido do álbum de estreia de Elvis, é hora de relaxar assistindo alguns filmes. Que tal? Para quem não sabe, Presley também era ator, e participou de vários longa–metragens ao longo de sua carreira. Se você quer vê-lo atuando, confira “Love Me Tender”, disponível no Disney+ e no YouTube.
A vida do Rei
Se você quiser conhecer mais sobre a história de vida e da carreira de Elvis Presley, aproveite a sessão pipoca e engate na cinebiografia “Elvis”, de 2022, estrelada por Austin Butler. O filme retrata a ascensão, o estrelato do artista, bem como sua complicada relação com o empresário de mais de 20 anos, Tom Parker. O longa–metragem está disponível na HBO Max.
Discos de vinil
Gostou de passar o Dia do Rock com Elvis Presley e quer ter um pedacinho da obra dele para ouvir quando quiser? Uma boa pedida é garimpar os discos do artista em lojas de vinis em Belo Horizonte, como a Usados Com Arte Discos De Vinil, localizada no Edifício Maletta.
Aproveite para conferir neste link uma lista de lojas de discos em BH.