Um vídeo divulgado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) nessa quarta-feira (30/7), mostra uma multidão avançando em direção a um comboio de comida em Gaza, em meio a um tiroteio.
“Israel estava disparando tiros de aviso a centímetros de uma multidão que estava esperando por um comboio de comida da ONU. Quando o comboio se aproximou, pessoas famintas correram em direção a ele, e os tiros não pararam”, afirmou a OCHA no vídeo publicado no X.
Até o momento o governo israelense não se manifestou sobre o ocorrido.
O incidente acontece na mesma semana em que a fome dos palestinos em Gaza atingiu o nível 5, o mais crítico da Classificação Integrada de Fases da Segurança Alimentar (IPC).
A guerra entre Israel e Palestina começou em outubro de 2023, após ataques do grupo terrorista Hamas vitimar mais de 1200 israelenses e fazer mais vários de refém. Desde então, mais de 60 mil palestinos foram mortos, sendo a maioria civis, mulheres e crianças.
No one should be forced to risk their life to eat.
— UN Humanitarian (@UNOCHA) July 30, 2025
Every day, @UN teams collect critical supplies from Gaza’s crossings, bringing them to those struggling to survive.
But movement is often delayed, and desperate crowds who gather to offload, are met with gunfire.#Gaza today⬇️ pic.twitter.com/ag8NcwZlm1