Seminário de gestores da agropecuária discute políticas públicas

Siga no

Compartilhar matéria

Na próxima terça-feira (5/8), Belo Horizonte recebe a segunda edição do Seminário Mineiro de Gestores da Agropecuária, reunindo prefeitos, secretários municipais e servidores do setor para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao agronegócio em Minas Gerais.

O evento terá abertura com palestra do secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, que apresentará dados sobre o PIB do setor e os avanços dos últimos anos. Entre os temas da programação, destaque para a agricultura irrigada sustentável e a regularização fundiária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em entrevista a 98 News, o engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Rodrigo Fernandes, destacou que o objetivo central é aproximar as políticas públicas da realidade municipal: “Ninguém mora no Estado ou na União, é no município que a vida acontece. Queremos que as ações cheguem a quem realmente precisa”.

Segundo ele, Minas irriga apenas 15% de sua área agricultável, mas tem potencial para ultrapassar 40%. “Isso significa aumentar a produtividade sem avançar sobre novas terras, garantindo segurança hídrica, alimentar e desenvolvimento sustentável”, afirmou. A meta é ampliar o alcance do programa Irriga Minas e entregar mais de 20 mil kits de irrigação por gotejamento para agricultores familiares, voltados à produção de legumes e verduras.

Outro destaque será a regularização fundiária, com a entrega de mais de 12 mil títulos de propriedade. “Assim como o sonho da casa própria, ter a terra regularizada permite acessar crédito e mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explicou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O seminário também reforçará a integração entre agricultura e meio ambiente. “Não existe dicotomia, andam de mãos dadas. O produtor rural é o protagonista e sabe que depende dos recursos naturais para sustentar sua família”, disse Rodrigo. Além dos kits de irrigação, serão apresentados programas como kits para feiras livres, apicultura e patrulhas mecanizadas, todos com foco no fortalecimento da produção e geração de renda no campo.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de 98 News

Bombeiros retomam combate a incêndio na Mata da Baleia, em BH

Avenida Cristiano Machado terá novas interdições devido às obras da trincheira

Linhas de ônibus do Move de BH terão veículos novos e mais viagens, segundo a prefeitura

Incêndio na Mata da Baleia, em BH, mobiliza Bombeiros nesta terça-feira

Edifício JK: eleição define novo síndico após 40 anos de gestão polêmica

Caminhão pega fogo e complica trânsito na BR-040, em Ribeirão das Neves

Últimas notícias

Governo de Minas vai divulgar vagas em escolas em tempo real

A urna removida, o Estado ausente

Ministrão Bar é interditado em SP por suspeita de vender bebidas adulteradas

Concurso 2921: Mega-Sena não tem ganhador; prêmio vai a R$ 7,5 milhões

Vitor Hugo lamenta empate no Brasileiro e abre o jogo sobre objetivos do Atlético na temporada

Triste pelo empate contra o Juventude, Igor Gomes celebra atuação do Atlético e prega confiança no ‘longo prazo’

Rony assume responsabilidade por ‘seca’ de gols no Atlético, mas promete volta por cima

Sampaoli lamenta ausência de Hulk em Atlético x Juventude: ‘Precisamos de quem nos dê gols’

Atlético desperdiça chances e empata sem gols com o Juventude