A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico forte para todas as regionais da capital, em razão do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias e da previsão de novas precipitações nas próximas horas. O aviso é válido até as 10h de quinta-feira (8/1).
Moradores da capital receberam um alerta sonoro pelo celular no final da manhã desta terça-feira (6/1) informando sobre o risco de deslizamentos em BH.
Segundo o órgão, o solo encontra-se bastante saturado, o que eleva o risco de deslizamentos, quedas de muros e desabamentos. A recomendação é redobrar a atenção para sinais estruturais nas residências e áreas próximas a encostas e barrancos.
A Defesa Civil orienta que, ao perceber qualquer indício de risco, o morador deixe imediatamente o imóvel e acione a Defesa Civil pelo telefone 199. Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo 193.
Entre os principais sinais de que deslizamentos podem ocorrer estão trincas nas paredes, rachaduras no solo, portas e janelas emperradas, água empoçada no quintal, água minando da base de barrancos, além de inclinação de postes ou árvores, muros estufados e estalos nas estruturas.
Como medida preventiva, a Defesa Civil reforça orientações importantes, como evitar cortes altos e inclinados em barrancos, instalar calhas nos telhados, consertar vazamentos em caixas-d’água e reservatórios, além de não jogar lixo ou entulho em encostas, não despejar esgoto nos barrancos e não realizar queimadas.
Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas de risco e orientações por meio do Canal Público da Defesa Civil no WhatsApp. Outra opção é o recebimento de alertas por SMS: para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o telefone 199 com o CEP da rua.
