Cinco obras de autores mineiros para curtir o Dia Mundial do Livro, comemorado nesta quarta

Siga no

Minas Gerais é um terreno fértil de bons escritores e muitas obras que saíram daqui figuram na prateleira de cima da literatura mundial (Léo Bicalho/Secult)

Compartilhar matéria

Nesta quarta-feira (23/4) é celebrado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Unesco, em 1995, e é uma homenagem aos escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril.

Minas Gerais é um terreno fértil de bons escritores e muitas obras que saíram daqui figuram na prateleira de cima da literatura mundial. Pensando nisso, a Rede 98 listou cinco obras de autores mineiros para conhecer e se apaixonar pelo nosso jeitinho de contar histórias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós

Global Editora/Divulgação

Mineiro de Pará de Minas, na região Central de Minas Gerais, Bartolomeu Campos de Queirós tem mais de 40 livros publicados. Um dos mais conhecidos é Vermelho Amargo, que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2012 e reúne as doces e amargas lembranças de infância do autor, ancoradas nas manifestações do amor de sua mãe.

Véspera, de Carla Madeira

Editora Record/Divulgação

Autora do campeão de vendas Tudo É Rio, Carla Madeira tem mais dois livros publicados: Véspera e A Natureza da Mordida. O primeiro deles, que será adaptado para o streaming, conta a história de dois irmãos gêmeos que nasceram com o destino traçado. A história é marcada por intrigas familiares, reviravoltas e frases de tirar o fôlego.

Noiva Entre Túmulos, de Paloma Bernardino Braga

Paloma Bernardino Braga/Divulgação

Se você mora em Belo Horizonte, certamente já ouviu a lenda da Loira do Bonfim. O que você não sabe, muito provavelmente, é a história da vida dessa personagem tão emblemática para a capital mineira. No livro Noiva Entre Túmulos, a escritora Paloma Bernardino Braga conta a triste história de Amélia, jovem que encontra-se sufocada pelos estigmas sociais enfrentados pelas mulheres no final da década de 1940.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Campo Geral, de João Guimarães Rosa

Global Editora/Divulgação

Um dos mais célebres escritores da nossa língua, João Guimarães Rosa deixou um forte legado na literatura brasileira. Suas obras, de uma prosa única e muito característica, esbanjam mineiridade. É o caso do livro Campo Geral, que conta a história do pequeno Miguilim – menino nascido em Mutum, no interior de Minas Gerais, e que aprende, desde cedo, que a vida é mais difícil para uns do que para outros.

Canção Para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo

Pallas Editora/Divulgação

Natural de Belo Horizonte, Conceição Evaristo inaugurou uma forma muito particular de contar histórias a partir das próprias experiências pessoais dela: a “escrevivência”. Essa marca tão particular da autora costura um mosaico afetuoso de experiências negras no livro Canção Para Ninar Menino Grande. Na obra, Evaristo aborda as contradições e complexidades da masculinidade de homens negros e os seus efeitos nas relações com as mulheres negras.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Cultura

Mamonas Assassinas 30 anos: o sucesso meteórico de um dos maiores fenômenos da música no Brasil

Escritora mineira Carla Madeira lança best-seller ‘Tudo é Rio’ na Europa

Netflix anuncia 10 novas produções brasileiras que prometem conquistar o mundo

Agenda Cultural | 23 a 25 de maio: confira o que fazer em BH neste fim de semana

‘Sou da terra do Pelé’: como Sebastião Salgado escapou da morte em Ruanda

Dia da Língua Portuguesa: os 10 erros mais comuns e como evitá-los

Últimas notícias

‘Precisamos de atletas que acrescentem em campo e sejam ativos do clube’, diz Jardim

Digitalização da indústria ganha fôlego com liberação do FAT, analisa Fiemg

IA pode diminuir tempo de análise de licenciamento ambiental em MG

Lula pressiona Procons para fiscalizar preço de combustíveis

Após 29 dias, greve dos professores de BH chega ao fim

Fluminense na semifinal! Vitória por 2 a 1 coloca clube entre os quatro melhores do mundo

Parque Municipal terá ‘centro de serviços’ com emissão de documentos e consultoria jurídica

Melhoramentos investe R$ 40 milhões em fábrica de embalagens sustentáveis em Minas

Trânsito na Pampulha terá alterações para show de Thiaguinho