PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Minas Day: Zema destaca liderança de Minas na transição energética

Siga no

Governador de Minas, Romeu Zema (Novo)[Reprodução]

Compartilhar matéria

O governador Romeu Zema (Novo) apontou, nesta quinta-feira (6/11), o protagonismo de Minas Gerais na transição energética e nas ações de sustentabilidade durante a terceira edição do Minas Day, realizada no Rio de Janeiro. O evento, que integra a programação da Pré-COP30, apresentou as soluções climáticas, tecnológicas e regulatórias desenvolvidas pelo estado sob o tema “Soluções Integradas para a Ação Climática e Transição Justa”.

Zema afirmou que Minas foi o primeiro estado do Brasil a aderir ao Race to Zero, movimento global que busca zerar as emissões líquidas de carbono até 2050. Segundo ele, o estado já estabeleceu metas intermediárias para 2030 e tem contado com ampla adesão do setor produtivo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Tanto a Federação das Indústrias quanto a da Agricultura aderiram voluntariamente, porque sabem que o futuro das exportações mineiras depende de práticas sustentáveis”, disse.

O governador também destacou o papel do agronegócio mineiro, especialmente o café, na consolidação da imagem de um estado ambientalmente responsável. Segundo ele, mais de 99% dos produtores já possuem certificação ambiental, resultado de um convênio entre a Secretaria de Agricultura e a UFMG, que faz o monitoramento por imagens de satélite.

“Isso garante acesso aos mercados mais exigentes do mundo, como a Comunidade Europeia”, pontuou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na área industrial, Zema garantiu que o aço produzido em Minas tem a menor pegada de carbono do mundo, já que é feito majoritariamente com carvão vegetal, enquanto outros países ainda utilizam o carvão mineral. “Quando o mundo reconhecer o valor dessa menor pegada, Minas estará extremamente bem posicionada”, afirmou.

Por fim, o governador destacou o avanço da energia solar no Estado, que multiplicou por 26 a capacidade instalada nos últimos sete anos, saltando de 500 megawatts para 13 gigawatts. “Hoje, mais de 99% da matriz energética mineira é renovável. Minas tem feito a lição de casa e está pronta para mostrar que cumpre suas metas climáticas”, concluiu.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Carreta com combustível tomba na BR-381 e interdita rodovia em Minas Gerais

Minas já registrou mais de 600 focos de incêndio em 2026

‘Comida dos deuses’: Vogue México exalta o pão de queijo em edição especial sobre o Brasil

UFMG busca voluntários que perderam entes queridos para pesquisa sobre luto e trauma

Mostra de Cinema de Tiradentes é reconhecida como de relevante interesse cultural de Minas

Acidentes provocam congestionamentos quilômétricos em rodovias na Grande BH

Últimas notícias

Para relator, pressão dos EUA a Pix deve ajudar a votar PEC do BC na próxima semana

Brasil quer convencer EUA de que acordo seria melhor que taxar em 25%

Frio perde força e temperaturas voltam a subir em BH ao longo da semana; veja a previsão

Peru elege neste domingo 9º presidente em dez anos de crise política

VÍDEO: Turista se arrisca ao pular próximo às quedas das Cataratas do Iguaçu para buscar celular

Imposto do pecado? Saiba o que é e quais produtos podem ficar mais caros com a nova tributação

Neymar compartilha novo visual para a Copa do Mundo de 2026

Endrick titular? Ancelotti quebra mistério sobre escalação do Brasil contra Marrocos

Endrick brilha, e Brasil vence Egito em último compromisso antes da Copa