Álvaro Damião (União Brasil) será empossado nesta quinta-feira (3/4) como prefeito de Belo Horizonte. A cerimônia ocorre após Damião atuar por três meses como prefeito interino, em decorrência do tratamento médico de Fuad Noman contra um linfoma não-Hodgkin.
Noman faleceu na última semana por complicações da doença. A posse de Damião ocorrerá em solenidade na Câmara Municipal a partir das 9h.
Depois da posse, Álvaro Damião também vai apresentar no plenário da Câmara, a prestação de contas da Prefeitura de BH, referente a 2024. O ato cumpre uma exigência legal prevista na Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte (LOMBH).
Relação com a Câmara Municipal
O agora prefeito em definitivo vai ser recebido no Legislativo municipal pelo presidente da casa, Juliano Lopes, e pelos membros da mesa diretora. A chegada de Álvaro Damião como chefe do Executivo representa um desafio para o ex-radialista, que chegou a ter um embate com Lopes no início deste ano.
Na última semana, durante o velório de Fuad Noman, o parlamentar citou que a Câmara deseja boa sorte e apoio a Álvaro Damião. “Desejamos que ele consiga colocar em pautas os projetos e planos que ele e o prefeito Fuad planejaram. Estamos juntos para somar,” comentou.
Lopes lembrou que, nas últimas eleições, não apoiou Noman no primeiro turno, mas esteve próximo ao prefeito no segundo turno.
Quem é Álvaro Damião
Álvaro Damião nasceu em Belo Horizonte, em 27 de setembro de 1970. Ele é pai de Giovanna Damião, Álvaro Damião Júnior e Kaique Oliveira.
Em 2016, ele se candidatou a vereador de Belo Horizonte pelo PSB e foi eleito com 6.093 votos. Em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, desta vez pelo União Brasil.
Em 2024, foi convidado para ser vice de Fuad Noman na candidatura à reeleição. A chapa foi eleita no segundo turno, com 670.574 votos, derrotando Bruno Engler (PL).
Damião tornou-se conhecido por sua trajetória como jornalista esportivo. Na Rádio Itatiaia, ele cobriu cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América, além ter realizado a cobertura do dia a dia dos times mineiros América, Atlético e Cruzeiro.
O jornalista também trabalhou na TV Alterosa, apresentando o programa policial Alterosa Agora e o programa esportivo Bola na Área. Ele se afastou da TV e do rádio ao tomar posse como vice-prefeito.
Em 2014, Álvaro Damião criou o Instituto Bacana Demais, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de oferecer inclusão social para crianças, jovens e idosos por meio da educação, do esporte, da cultura e do lazer.
Mudanças na PBH
Antes de ser empossado, Damião já promoveu algumas mudanças na PBH. Nessa quarta-feira (2/4), ele nomeou Guilherme Catunda Daltro como secretário de Governo.
Outra mudança foi a exoneração do secretário de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, responsável pela pasta. Ele estava no cargo desde a gestão Kalil, em 2018. Mais mudanças nas pastas da PBH devem ser oficializadas após a posse de Damião.