Manobra de Heimlich: aprenda a desengasgar adultos e crianças

Siga no

Manobras como a de Heimlich nem sempre são conhecidas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso (Ministério da Saúde/Divulgação)

Compartilhar matéria

Nessa segunda-feira (21/4), um casal de Belo Horizonte viveu momentos de tensão após o filho recém-nascido se engasgar com leite materno. Por telefone, um bombeiro militar instruiu o pai, que conseguiu salvar a criança e levá-la consciente ao hospital.

As manobras de desengasgo, como a de Heimlich, nem sempre são conhecidas pelas pessoas e, na hora do desespero, é difícil pensar em como ajudar quem esteja passando por isso. Confira, abaixo, algumas dicas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais para lidar com essa situação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manobra de Heimlich

As pessoas engasgadas normalmente fazem gestos de sufocação, como segurar o pescoço com as mãos. Também é comum que essas pessoas fiquem incapazes de tossir ou falar, além de a respiração se tornar mais difícil ou com ruídos.

Caso a pessoa esteja acordada, peça para ela tossir para tentar expelir o objeto ou líquido. Caso ela não consiga, será necessário realizar a manobra de Heimlich.

Para isso, posicione-se atrás da pessoa engasgada, com seus braços em volta do abdômen e as mãos acima do umbigo. Com uma mão, segure o punho da outra mão e aperte a barriga da pessoa realizando um movimento no formato na letra “J” (de fora para dentro, de cima para baixo).

Repita essas compressões até que o objeto saia. No caso de crianças, a manobra também pode ser realizada. Apenas fique de joelhos atrás da criança para executá-la.

Caso a pessoa esteja desacordada, é necessário ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Até a chegada do socorro, coloque a vítima deitada no chão ou em uma superfície rígida e inicie as compressões torácicas que são realizadas com as duas mãos (no caso de adultos) e uma mão (no caso de crianças), no peito, abaixo da linha dos mamilos.

Se um bebê engasgar?

Bebês geralmente se engasgam com leite ou algum objeto pequeno que conseguiram colocar na boca. Para identificar se a criança está engasgada, é só observar se ela está com dificuldade de respirar, fazendo barulhos e ruídos estranhos. Normalmente os bebês também ficam com os lábios azulados, a pele pálida ou com vermelhidão.

Nesse caso, os pais devem sugar a boca e o nariz do bebê ao mesmo tempo. Caso o líquido não saia com a sucção ou caso o bebê tenha se engasgado com algum objeto sólido, é necessário deitar o bebê em um dos braços, com a cabeça mais baixa que o tronco e observar se há algum objeto em sua boca que possa ser retirado facilmente.

Caso não seja possível retirar o objeto, coloque o bebê com a barriga apoiada no braço, para que o tronco fique mais baixo do que as pernas, e dê 5 palmadas com a base da mão nas costas.

Se ainda assim o objeto não sair, vire o bebê de frente, ainda sobre o braço e faça cinco compressões com 2 dedos: o médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Repita a manobra até que o bebê apresente choro ou tosse sem dificuldade. Caso o bebê fique inconsciente, ligue para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros Militar e peça ajuda. Mesmo que o bebê desengasgue é importante procurar um pronto-socorro para uma avaliação.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Saúde

Anvisa determina recolhimento de três marcas de ‘café fake’ por contaminação

UFMG recruta voluntários em pesquisa sobre efeitos da quimioterapia no cérebro

Parques e shoppings de BH têm vacinação contra a gripe neste sábado; veja endereços

Vacinação contra a gripe vai acontecer em praças, parques e estações de ônibus em BH

Postos de saúde serão abertos no sábado em BH para atender casos de gripe

Anvisa proíbe a bala gummy à base de tadalafila

Últimas notícias

Um novo site para seu negócio! Associe-se agora à CDL/BH e receba uma consultoria para impulsionar sua empresa

Novas regras do Pix: entenda o que muda

Mais agilidade, mais vendas! Consultoria desenvolve cardápio digital interativo sem custos para associados CDL/BH

Mude a identidade visual da sua empresa com esta consultoria especializada e gratuita para associados CDL/BH

Sua loja em alta performance! Consultoria avalia estrutura física, atendimento e gestão para impulsionar seus negócios

Transforme resultados na sua empresa com nova consultoria 100% gratuita para associados da CDL/BH

Sem Pix: Lula diz que jamais pediria dinheiro ao povo e chama Bolsonaro de ‘frouxo’

Atlético tem menos derrotas entre os clubes da Série A em 2025

Fique atento: UPA Venda Nova está de endereço novo